Africa Basquetebol

18 setembro 2012

ANGOLA : Selecção Sub-18 embarca hoje para Senegal


Selecção Nacional de Basquetebol sub-18 feminina deixa esta manhã o país com destino ao Senegal
Fotografia: Jornal dos Desportos
A selecção Nacional de Basquetebol sub-18 feminina deixa esta manhã o país com destino ao Senegal, para participar na 12ª edição do Campeonato Africano (Afrobasket), a decorrer de 20 a 29 deste mês, em Dakar. O embarque para a capital senegalesa estava previsto para ontem, mas, em função da escala de voos da companhia Ethiopia Air Line, teve de ser adiado para hoje, facto que reduz para apenas um dia o tempo de adaptação ao clima local.

Durante a sessão de treinos em solo pátrio, realizada ontem, no campo do Imbondeiro de Viana, cujos trabalhos incidiram sobre os sistemas de ataques e de fundamentos, foi visível o entrosamento das atletas. O conjunto nacional realizou nove jogos de controlo na fase derradeira de preparação. De acordo com o técnico-adjunto, Hilário Filipe, o embarque tardio da equipa não constitui qualquer dificuldade, uma vez que a preparação do plantel foi cumprida na íntegra, pelo que o tempo que resta serve para a recuperação das atletas.

Hilário Filipe garantiu ao Jornal dos Desportos que, apesar de ainda não se ter feito o sorteio da prova, a equipa reúne todos os atributos para uma prestação que possa culminar na melhoria do quinto lugar, obtido na passada edição do “Africano”, que teve como palco a capital do Egipto, Cairo.O técnico revelou que não têm conhecimento sobre as potencialidades dos adversários, uma vez que existe um vazio informativo. A equipa técnica incutiu nas atletas a ideia de que todos os adversários devem ser encarados da mesma forma e procurar vencer todos os jogos da fase preliminar.
Quanto às condições de trabalho em solo pátrio, o técnico disse que, não obstante as dificuldades inerentes à disponibilização de recintos para treinos e à falta de um estágio, foram satisfatórias, pois a Federação Angolana de Basquetebol procurou fazer o possível para que não houvesse grandes sobressaltos. “A equipa está preparada para entrar em competição. Estamos satisfeitos por não haver casos clínicos no seio das atletas seleccionadas e existe a convicção de que vão saber dignificar a presença do país na maior competição continental”, disse.
Seguem para o Senegal as atletas Vitória Cruz, Maria Fula, Dalçana Kotti, Helena Viegas, Rosa Gala, Francisca Mateus, Sênia Cazua, Francisca Mateus, Nicole Senguele, Feliciana Zulca, Elsa Doneth e Luyana Filipe. A equipa é treinada pelo técnico Fernando Sapalo e o adjunto Hilário Filipe, ao passo que Ana Maria é a chefe da delegação.

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home