Africa Basquetebol

12 maio 2012

MOÇAMBIQUE :Embate de gigantes na abertura




A ÉPOCA 2012 de basquetebol em seniores femininos começa esta tarde, no campo do Ferroviário, com a disputa da primeira jornada do Torneio de Abertura. Não podia ter melhor atractivo a ronda inaugural na medida em que estarão frente-a-frente, Liga Muçulmana e A Politécnica as duas melhores equipas não apenas da cidade de Maputo como do país. O início deste despique de gigantes está marcado para as 18:15 horas, o último da ronda.

Na temporada passada assistiu-se a agradáveis partidas da bola-ao-cesto entre ambas as formações com destaque para a final do Campeonato Nacional ganho pela equipa “muçulmana”. Aliás, em 2011, o básquete na capital foi dominado pela Liga que com uma equipa recheadas de jogadoras experientes e de uma elevada técnica, sendo de realçar Deolinda Ngulela, Anabela Cossa e Tanucha, não deram chances as suas adversárias.
O encontro que abrirá a ronda será entre o Maxaquene e A Politécnica”B” a partir das 15:00 horas. As “tricolores” tiveram uma péssima prestação na época passada tendo por várias vezes pondo em causa o bom nome que conservam entre a nata do básquete a nível nacional. Este ano é de se esperar que as jogadoras da equipa “tricolor” resgatem a honra do clube que na década 80 e 90 dominou a modalidade até a nível do continente africano.
A seguir será a vez do Costa do Sol medir forças, a partir das 16:45 horas, com o Ferroviário num desafio que promete ser bem disputado do primeiro ao último segundo.
Quis o sorteio que o Desportivo ficasse de fora nesta ronda devido ao número impar de equipas.
O Torneio de Abertura será disputado num sistema de todos contras todos em duas voltas