Africa Basquetebol

17 maio 2012

ANGOLA : Libolo pode festejar hoje primiro título nacional

Petrolíferos continuam na luta pela revalidação do título nacional
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com um percurso invejável, com nove vitórias em igual número de jogos, a formação do Recreativo do Libolo pode festejar esta noite a conquista do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos.Para tal, a equipa de Calulo tem de vencer a similar do 1º de Agosto no jogo a disputar no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, a partir das 19h00, referente à última jornada da fase final do “Nacional”.

Depois de ter batido, na terça-feira, o Petro de Luanda, por 81-73, o Libolo vai, por certo, aparecer no desafio desta noite com os índices motivacionais em alta, como de resto fez saber o seu técnico principal, Raul Duarte.Depois de ter falhado a conquista do título nacional por duas ocasiões, o Libolo tem agora a soberana oportunidade de inscrever, pela primeira vez, o seu nome nos anais da história do basquetebol angolano, como a sexta equipa a arrebatar o maior ceptro da bola ao cesto.Raul Duarte, timoneiro do Libolo, não escondeu o desejo de arrumar hoje a questão do título, apesar de reconhecer o potencial do adversário.

“Não há dúvidas de que estamos mais motivados para abordar a partida de amanhã (hoje), depois de termos vencido o Petro de Luanda. Temos consciência que teremos pela frente uma grande equipa, mas o nosso desejo é terminar hoje a competição, vencendo como é óbvio o BAI Basket”, prognosticou o técnico principal do grémio de Calulo.Em termos clínicos, o grupo respira saúde, facto que deixa satisfeita a equipa técnica, que deste modo, pode contar com as suas principais unidades.
Luís Costa, que foi decisivo na vitória frente à turma do Eixo-Viário, a par do Olímpio Cipriano, que esteve apagado no referido desafio, devem fazer parte do cinco inicial, assim como Francisco Sousa, Tommie Eddie e Sydney Lima.O 1º de Agosto, equipa que na jornada anterior cilindrou o Interclube, por 100-67, quer forçar uma finalíssima para se encontrar o vencedor da 34ª edição do Campeonato Nacional.
Daí que os militares estão obrigados a vergar esta noite o líder incontestável da fase final do BAI Basket. As duas agremiações estão separadas por apenas um ponto (18-17), pelo que, numa eventual vitória do 1º de Agosto, os dois conjuntos terminariam a prova igualados a 19 pontos, recorrendo-se a uma finalíssima, agendada para sábado, dia 19.
O base Miguel Lutonda, sob cuidados médicos, é nesta altura a única preocupação do Mário Palma, que tenciona salvar a época desastrosa que teve no seu regresso a Angola.Armando Costa, Carlos Almeida, Reggie Moore, Mário Correia, Felizardo Ambrósio e Joaquim Gomes “Kikas” são as principais unidades que vão procurar neutralizar a formação do Libolo.O equilíbrio vai decerto marcar o desafio de mais logo que, ao que tudo indica, pode ter assistência recorde.

ADEUS DO “GENERAL”

Miguel Lutonda deixa as quadras

Miguel Lutonda, um dos mais talentosos jogadores de basquetebol de Angola e do continente africano, retira-se das quadras em definitivo hoje, caso a formação do 1º de Agosto vença o Recreativo do Libolo, em desafio referente à última jornada da fase final do Campeonato Nacional.
Lutonda, atleta que brilhou quer ao serviço da Selecção Nacional, quer ao serviço da equipa militar, tendo conquistado vários títulos, decidiu terminar a carreira no final da presente época desportiva, depois de duas décadas e meia de prática da modalidade.O “General”, como é chamado nas lides da “bola ao cesto”, iniciou a sua carreira na extinta equipa do Grupo Desportivo da Nocal, passando depois pelo ASA, tendo-se transferido mais tarde para a formação do 1º de Agosto, seu actual emblema.MC

CONSOLAÇÃO
Petro luta pelo terceiro posto

Depois de ter falhado a reconquista do título nacional, o Petro de Luanda procura hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão anexo número dois da Cidadela Desportiva, frente ao Atlético Sport Aviação (ASA), confirmar o terceiro lugar da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.Para tal, os petrolíferos da capital têm de vencer os aviadores. Apesar da turma petrolífera ser superior em termos de valores individuais, o conjunto do aeroporto vale-se pelo jogo colectivo.Já o Interclube, de José Carlos Guimarães, desloca-se a Cabinda, ao encontro do Sporting local. MC