Africa Basquetebol

15 maio 2012

ANGOLA : Libolo defronta petro com os olhos no título


Grémio de Calulo busca título inédito no Campeonato Nacional.
Fotografia: M.Machangongo
A formação do Recreativo do Libolo pode dar hoje um passo importante rumo à conquista do título inédito do BAI Basket, em caso de vitória logo mais, a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, sobre o Petro de Luanda, em desafio referente À penúltima jornada da fase final da 34ª edição do Campeonato Nacional da bola ao cesto.Com oito vitórias consecutivas na fase derradeira da prova, sendo por isso o líder invicto do “Nacional”, com 16 pontos, o representante da vila de Calulo tem esta noite uma grande oportunidade para se aproximar do título.

Para tal, tem de conquistar os dois pontos em disputa com o Petro de Luanda, formação que comprometeu as suas aspirações no que diz respeito à revalidação do título, após o desaire do último sábado, frente ao arqui-rival, 1º de Agosto, com quem perdeu, por 79-82.Moralizados com a excelente campanha que têm realizado nesta ponta final da prova, os pupilos de Raul Duarte vão, por certo, procurar encurtar o caminho para a conquista da coroa nacional com uma vitória sobre a equipa do Eixo-Viário. Na agremiação da vila de Calulo não se fala noutro resultado, se não na vitória, embora se reconheçam as potencialidades do seu opositor, que é tão-somente o campeão nacional em título.
O internacional angolano Olímpio Cipriano, que regressa à Selecção Nacional depois de falhar o Afrobasket de Madagáscar, em 2011, tem sido o grande responsável pela brilhante campanha do Libolo, sem menosprezar os demais companheiros. Do lado do Petro de Luanda, o sonho matemático para a reconquista da 34ª edição do BAI Basket continua de pé, pelo que vai procurar quebrar, esta noite, o ciclo vitorioso da formação do Libolo, colectividade que persegue o seu primeiro título nacional ao nível da bola ao cesto.
O desaire frente ao 1º de Agosto já faz parte do passado, daí que os comandados de Manuel Silva “Gi” pretendem abordar de forma diferente o desafio desta noite, que se espera bastante equilibrado, a julgar pela qualidade dos dois plantéis. Carlos Morais, Roberto Fortes, Roderick Nealy, Cedric Ison, Paulo Santana, Hermenegildo Mbunga, do lado petrolífero, e Olímpio Cipriano, Francisco Sousa, Abdel Moussa Bouckar, Tommie Eddie, Edson Ndonieama, Mayzer Alexandre e Sydney Lima, do lado do Libolo, vão procurar ganhar o protagonismo na partida de logo mais. O Libolo lidera a prova, com 16 pontos, seguido do 1º de Agosto, com 15. O Petro de Luanda está na terceira posição, com 13 pontos.

BAI BASKET
D’Agosto em busca da desforra
Depois de ter sido derrotado na primeira volta, por 71-79, a equipa do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão do Codenm, o Grupo Desportivo Interclube, em partida referente à quarta e penúltima jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de basquetebol com o pensamento na desforra. A equipa militar, actual segunda classificada do “Nacional”, com 15 pontos, vê-se na obrigação de vencer hoje a formação da Polícia Nacional, para decidir, na quinta-feira, frente ao Libolo, o título da edição 2012 da bola ao cesto.
A jogar em casa, os militares apresentam-se como principais favoritos à conquista dos dois pontos em disputa. O Interclube vai procurar contrariar ao máximo o favoritismo da equipa rubro e negra, que está fortemente engajada na conquista do ceptro nacional.

Felizardo regressa após castigo O poste do 1º de Agosto Felizardo Ambrósio regressa hoje à titularidade frente ao Interclube, depois de ter cumprido castigo federativo. “Miller”, como é conhecido nas lides da bola ao cesto, foi punido pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol com um jogo de suspensão e multa em kwanzas equivalente a 60 dólares, por conduta incorrecta na partida frente ao Atlético Sport Aviação, a 10 do corrente. Quem também pode regressar à equipa é o base Miguel Lutonda, que se despede das quadras no final da época. O “General”, como é carinhosamente chamado, contraiu uma lesão e falhou sábado, o clássico dos clássicos. Segundo apuramos, Lutonda está recuperado. MC
SANÇÃO DISCIPLINARFAB pune Petro de Luanda
O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol puniu o Petro de Luanda com multa em kwanzas equivalente a 1.500 dólares devido aos distúrbios praticados pelo público afecto à equipa do Eixo-viário no final do jogo disputado a 30 do de Abril último, no Pavilhão do Codenm, diante do 1º de Agosto.

OPINIÃOA incompetência da FAB
A família do desporto, no geral, e do basquetebol, em particular, foi mais uma vez apanhada “com as calças na mão”, como se diz na gíria, ou se preferirem, de surpresa, devido à deliberação do Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol, que decidiu punir a formação do Petro de Luanda com uma multa no valor equivalente em kwanzas a 1.500 dólares. De acordo com o comunicado oficial número 22/GTF, a sanção surge em função dos distúrbios praticados pelo público afecto à equipa do Eixo-Viário no final do jogo disputado a 30 de Abril último, no Pavilhão do Codenm, frente ao 1º de Agosto.
O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol, de um tempo a esta parte, tem se mostrado incapaz de solucionar casos de indisciplina de forma justa e, sobretudo, coerente. Ao sancionar o Petro de Luanda e não os seus jogadores que estiveram directamente envolvidos em actos de puro vandalismo, na derrota frente ao 1º de Agosto (84-85), fica subjacente a incompetência do Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol, liderado por Paulo Madeira, na medida em que não foram levados em consideração os relatórios do árbitro e do comissário ao jogo, que, segundo apuramos, relataram tudo o que se passou no final da partida.

Aliás, a facto da direcção do Petro de Luanda ter demitido o seu técnico principal, Alberto Babo, é prova mais do que evidente de que a direcção do clube petrolífero não pactuou com os incidentes verificados no final da partida, embora o castigo não tenha sido extensivo aos atletas. Ao não sancionar os atletas do Petro de Luanda Paulo Santana, Roderick Nealy, Cedric Ison, Carlos Morais e outros, que tiveram envolvimento directo nos actos de vandalismo, o Conselho de Disciplina da FAB acabou por beneficiar a equipa do Eixo-Viário, que luta pela revalidação do BAI Basket, e abriu-se um precedente.

Estamos bem lembrados do que aconteceu com as jogadoras do 1º de Agosto e do Interclube, que no decorrer do “Nacional” sentiram a mão pesada do Conselho de Disciplina da FAB, em virtude destas se terem envolvido em cenas de pancadaria. Para este caso, o órgão que vela pela disciplina não poderia fazer vista grosso aos jogadores do Petro de Luanda, sob pena de amanhã assistirmos a situações piores. Melo Clemente
BASQUETEBOL

Meninas aplicam chapa cem

A Selecção Nacional de Basquetebol de sub-18 feminino tem o apuramento quase garantido para o Campeonato Africano de Basquetebol da categoria, depois de ter cilindrado ontem, à noite, no Pavilhão Desportivo de Maputo, por 104-22 a similar do Botswana, em partida da segunda jornada da primeira volta do torneio Zonal de Maputo. Uma partida com pouco historial do ponto de vista competitivo, com os factos a ficarem resumidos no completo domínio do combinado nacional, diante de um adversário desprovido de argumentos para impedir a vitória das comandadas de António Sapalo, que mostraram que o basquetebol angolano é de longe superior.

A Selecção Nacional descansa hoje por imperativos de calendário e volta a jogar amanhã, diante a equipa de Moçambique, em partida pontuável para a primeira jornada do torneio, ao passo que as duas equipas derrotadas jogam hoje para a conclusão da volta inaugural. Apesar do técnico António Sapalo reconhecer que o apuramento já é um facto, o professor prefere manter a equipa serena, ao dizer “que é necessário concluirmos a competição para não nos envaidecermos e permitirmos que o adversário apareça melhor no próximo jogo”. Em masculinos, os angolanos ganharam ao Botswana por 104 -35.Hélder Jeremias, em Maputo