Africa Basquetebol

16 maio 2012

ANGOLA : Libolo a uma vitória da consagração

Angolanos são apontados como principais favoritos à conquista da vitória
Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul derrotou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Petro de Luanda, por 73-81, em partida referente a penúltima jornada e, está a uma vitória da conquista do título inédito do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket.Galvanizado com a excelente campanha que tem realizado nesta ponta final da prova, onde somou apenas vitórias, sendo por isso, a única formação invicta, o Libolo entrou determinante no quarto inicial, ao contrário do seu opositor que jogou apenas pelo prestígio.

Certos na defesa e eficientes no etaque, o representante da vila de Calulo terminaram os primeiros doze minutos com vantagem de cinco pontos (24-19).Apesar do equilíbrio ter prevalecido durante os oito minutos do segundo período, os libolenses que vão a busca do seu primeiro título nacional, conseguiu um parcial de 17-14, o que perfez 41-33, ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor do líder da prova.Com Olímpio Cipriano em sub rendimento, ele que anotou apenas cinco pontos, em 42 minutos e 53 segundos, os petrolíferos da capital conseguiram melhor substancialmente a sua defesa no terceiro quarto, e venceram no parcial por 24-17, fixando o resultado em 58-57, a favor da equipa visitada.
As duas equipas despertaram no último quarto, e passou-se a assistir uma grande partida de basquetebol, com Carlos Morais, do Petro, e Luís Costa, do Libolo, a serem os protagonistas.Tal como aconteceu no primeiro período, o Libolo entrou melhor no quarto derradeiro, ao contrário do Petro que se mostrava algo apático.Liderado por Luís Costa, ele que foi o cestinha da partida, com 30 pontos, a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul garantiu praticamente o triunfo a um minuto do fim, quando vencia por 78-71.

Com esta vitória, a equipa do Libolo cimentou a primeira posição, agora com 18 pontos, contra 17 do 1º de Agosto, na segunda posição. O Petro, com 14 pontos, ocupa o terceiro posto.Amanhã, para a última jornada da fase final, o Libolo recebe, a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o 1º de Agosto, o ASA defronta às 18h00, no Anexo, o Petro de Luanda, ao passo que o Interclube desloca-se a Cabinda, ao encontro do Sporting local.Em caso de vitória sobre o 1º de Agosto, o Libolo sagra-se campeão nacional mas, em caso de derrota, recorrer-se-á a uma finalíssima.

Outra partida
1º de Agosto cumpre dever
A jogar em casa e com o apoio da sua massa associativa, a equipa do 1º de Agosto cilindrou ontem, o Grupo Desportivo Interclube, por 100-67, em partida referente a penúltima jornada da fase final da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.Com esta vitória, os militares somaram o seu décimo sétimo ponto e mantêm a perseguição ao título da edição 34 do BAI Basket.A equipa rubro e negra que havia baqueado frente ao Interclube, por 71-79, na primeira volta da fase final do “Nacional”, conseguiu a tal almejada desforra.

Com apoio dos seus adeptos, a formação do 1º de Agosto não concedeu qualquer facilidade ao seu opositor que nesta ponta final da prova tem realizado boas partidas de basquetebol.Assim, os pupilos de Mário Palma são obrigados a vencer amanhã, no reduto alheio, a formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, equipa que comanda a fase final do BAI Basket, com 18 pontos, a fim de forçarem a finalíssima, agendada para o dia 19 do mês em curso.MC
BASQUETEBOL-ZONAL DE SUB-18 EM MAPUTO

Angola procura segunda vitória

A Selecção Nacional de Basquetebol de sub-18 em masculinos volta a medir forças hoje, a partir das 19h00 locais (18h00 em Angola), no Pavilhão do Desportivo de Maputo, com a sua congénere de Moçambique, em partida pontuável para a primeira jornada da segunda e última volta do torneio Zonal VI de apuramento ao Campeonato Africano da categoria, agendado para Julho próximo naquele país.Depois de, na segunda-feira, terem cilindrado a selecção do Botswana, por 104-35, os pupilos de Elvino Dias vão procurar redimir-se da derrota consentida diante dos anfitriões, por 46-50, no jogo da primeira volta e, desta forma, garantir a presença no “Africano”.

Com Moçambique já apurado, na qualidade de organizador do evento, Angola tem tudo ao seu alcance para conseguir o passe de apuramento à fase final do Afrobasket. O técnico Elvino Dias mostrou-se confiante e reconheceu que a equipa teve pouca serenidade no primeiro jogo, algo que acontece com atletas que participam pela primeira vez em provas do género. Por isso, não se mostrou muito preocupado, ao referir que a sua equipa é das melhores estruturadas ao nível da zona VI e do continente. “Esta é das equipas melhor estruturadas, com médias de altura que se situam entre as melhores. Não entraram bem no torneio, mas apresentam-se melhor e julgo que o jogo de amanhã (hoje) vai ser a prova de que estamos com bom ritmo competitivo”, disse o técnico. Hélder Jeremias, em Maputo


CRÓNICA

Às margens do Índico pela bola ao cesto II


O facto do torneio Zonal VI de apuramento ter sido previamente marcado para a África do Sul pode ser justificação para a fraca divulgação do evento aqui em Moçambique, país que teve de assumir os encargos pela desistência do primeiro. Contudo, não podemos deixar de notar que a dinâmica dos meios de comunicação social aqui no país irmão contrasta com aquilo que estamos habituados em Angola, onde já existe uma forte concorrência entre os agentes informativos.

Quando cá chegamos, tivemos logo dificuldades em obter informações, tanto é que o público, em geral, nem sequer fazia a mínima ideia de que o seu país estivesse a organizar qualquer evento desportivo, perante a inexistência de qualquer spot publicitário e assim fomos obrigados a redobrar esforços para obter informações sobre os meandros desta importante competição.

Um dos pressupostos para a venda de qualquer produto ou serviço é a publicidade, mas fiquei espantado quando, no local da competição, os bilhetes custavam 25 meticais, já que não houve a preocupação de se fazer uma divulgação ampla do acontecimento.Desta forma, algumas pessoas tiveram que regressar sem concretizarem o desejo de ver o bom basquetebol dos angolanos que, diga-se, estão a dar show. Mas nem tudo é negativo, pois a hospitalidade, o f”air-play” e respeito dos nossos irmãos faz jus aos laços que nos unem, mas esperamos que na altura do Campeonato Africano as coisas melhorem no capítulo da divulgação.

Declarações
Raul Duarte-recreativo do Libolo
“Defendemos muito bem”
Depois da vitória de ontem, sobre o Petro de Luanda, por 81-73, Raul Duarte, técnico principal do Libolo, afirmou no final da partida que a sua agremiação está galvanizada para abortar o desafio de amanhã, frente ao 1º de Agosto, partida que pode consagrar o grémio de Calulo como vencedor do BAI Basket/2012, caso vença naturalmente a equipa militar. “Penso que estamos em condições de abordar melhor o desafio de amanhã, depois desta vitória sobre o Petro de Luanda”.

Manuel Silva-Petro de luanda
“Foi um jogo emotivo”

A falta de serenidade na ponta final ditou a derrota da equipa do Petro, ontem, frente ao Libolo, de acordo com Manuel Silva “Gi”, comandante da turma petrolífera. “Tivemos dificuldades em controlar as emoções na ponta final. Para além desta situação perdemos muitas posses de bolas e pesou na ponta final”, lamentou o técnico tricolor, que no entanto, manifestou o desejo de terminar a prova com uma vitória diante do ASA.

FICHA TÉCNICA
Pavilhão Principal: Com pouco público
Comissária: Joana Josefina
Arbitragem: Fernando Pacheco “Baganha”, Osvaldo Neto e Francisco Pacheco

Libolo: Francisco Sousa (13), José Salvador (0), Idellfonso Kiteculo (0), Olímpio Cipriano (5), Luís Costa (30), Edson Ndoniema (3), Mayzer Alexandre (5), Vladimir Ricardino (4), Abdel Mousa Bouckar (2), Mutu Fonseca (0), Sydney Lima (0), Tommie Eddie (19)
Treinador: Raul Duarte

Petro: Yuri Suingui (4), Braúlio Morais (0), Roderick Nealy (9), Roberto Fortes (4), Paulo Barros (0), Paulo Santana (3), Cedric Isom (19), Simão Santos (0), Hermenegildo Mbunga (9), Abdel Gomes (8), Carlos Morais (17), Henriques Babo (0).
Treinador: Manuel Silva

Marcha do marcador: 24-19, 41-33, 58-57, 81-73