Africa Basquetebol

13 março 2012

ANGOLA : Hoje temos campeãs


Desprovido das suas principais estrelas, as formações do 1º de Agosto e Interclube defrontam-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, para a finalíssima do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos.

A final da edição número 28 do “Nacional”, que está a ser jogada à melhor de três partidas, conhecer esta noite o seu epílogo com a consagração da equipa campeã nacional. “Militares” e “polícias” vão, esta noite, ao tira-teimas, após a vitória das primeiras, por 53-45, na partida inicial, e resposta das segundas, no segundo desafio, por 62-52.
Sem Isabel Francisco, base, e Felizarda Jorge, extremo poste, ambas expulsas na segunda partida dos play-offs, por mau comportamento, Aníbal Moreira, técnico principal do 1º de Agosto, vai atribuir a condução do jogo ofensivo das “militares” a Domitila Ventura e Fineza Eusébio, ao passo que a congolesa Mangongo Nelly e a internacional angolana Ângela Cardoso vão procurar manter a ordem debaixo das tabelas. Apesar destas ausências de vulto, o técnico da equipa rubro-negra está confiante numa boa partida para, desse modo, destronar a formação do Interclube, campeã nacional em título.

“São duas jogadoras extremamente influentes na nossa equipa que infelizmente não poderão dar o seu contributo na partida de hoje. Estamos preparados, com as jogadoras que temos, para realizar uma boa partida, o que passa pela vitória e a conquista da coroa nacional, apesar de reconheceremos as qualidades da nossa adversária”, asseverou Aníbal Moreira. Com mais soluções em termos de valores individuais, a formação do Interclube também se vê privada da internacional angolana Sónia Guadalupe e da rwandesa Tierre Handerson, ambas por se terem envolvido em cenas de pugilato, na segunda partida.

Apolinário Paquete, técnico principal do grémio adstrito à Polícia Nacional, não escondeu o desejo de voltar a vencer a equipa “militar” para revalidar o título de campeã nacional. “Fazem falta as presentes e é com esse espírito que vamos enfrentar a equipa do 1º de Agosto. Será mais um jogo difícil para os dois conjuntos mas, do nosso lado, tudo faremos para reconquistar o título nacional”, finalizou Apolinário Paquete.

ARBITRAGEM
Arbitragem de luxo na finalíssima de logo

O Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol nomeou um trio de luxo para apitar, logo mais, a finalíssima do Campeonato Nacional sénior feminino, envolvendo as equipas do 1º de Agosto e Interclube.
Trata-se de Carlos Júlio, António Bernardo, ambos árbitros internacionais, e Deidre Figueiredo, árbitra nacional de primeira categoria.
FAB CASTIGA ATLETAS
O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol suspendeu seis atletas, devido aos incidentes registados na segunda partida dos play-offs do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos, envonvendo as equipas do 1º de Agosto e do Interclube. Trata-se de Isabel Francisco, Nacissela Maurício, Domitila Ventura e Felizardo Jorge, todos do 1º de Agosto, ao passo que no Interclube foram castigadas Sónia Guadalupe e Tirra Henderson. Isabel Francisco e Sónia Guadalupe foram castigadas com cinco e três jogos de suspensão. Tiarra Henderson, Domitila Ventura e Felizarda Jorge apanharam dois e um jogo de suspensão respectivamente.

FALTA DE PAGAMENTO
BAI Basket pode registar mais uma paragem este mês
A 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos pode registar mais uma paragem nos próximos dias, quando restam três jornadas para o fim da segunda volta, disse ao Jornal dos Desportos, António Camana, porta-voz da Associação dos Juízes e Cronometristas de Basquetebol de Angola. De acordo com António Camana, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) continua a não cumprir o acordo, que era de depositar os ordenados dos homens do apito a 25 de cada mês.
“Estamos praticamente a meio do mês de Março e a verdade é que os nossos associados ainda não receberam os ordenados do mês de Fevereiro e, por incrível que pareça, a Federação Angolana de Basquetebol remeteu-se ao silêncio e esta situação está a criar desconforto aos nossos associados, que apelam para uma solução o mais breve possível”.
Questionado sobre a possibilidade de os árbitros voltarem a decretar mais uma greve, António Camana afirmou que esta possibilidade só se vai efectivar se a FAB não cumprir a sua parte. “Continuamos a privilegiar o diálogo, mas, se a federação não fizer o pagamento dos ordenados, não teremos outra alternativa se não parar o Campeonato Nacional”.

Tony Sofrimento desmente Camana
Tony Sofrimento, chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, afirmou ontem ao Jornal dos Desportos que a instituição já efectuou o pagamento dos ordenados dos homens do apito referente ao mês de Fevereiro, desmentido dessa forma, o porta-voz da Associação dos Juízes e Cronometristas de Basquetebol de Angola, António Camana, que alega incumprimento por parte do órgão reitor da modalidade. “Fizemos o pagamento dos ordenados referentes ao mês de Fevereiro na passada sexta-feira. Ainda não recebemos alguns boletins e, assim que tivermos em nossa posse, faremos o pagamento”, afirmou Tony Sofrimento, que se mostrou surpreso com a informação segundo a qual a FAB está em falta para com os homens do apito.