Africa Basquetebol

13 março 2012

ANGOLA : 1º de Agosto nega-se disputar finalíssima

Angop
Jogo entre o Interclube (azul) e o 1º de Agosto
Jogo entre o Interclube (azul) e o 1º de Agosto
Luanda - A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto não vai comparecer, esta noite, no pavilhão da Cidadela para o jogo da finalíssima do campeonato nacional, marcada para às 18 horas, fruto da suspensão de mais duas atletas envolvidas no incidente registado quinta-feira, na segunda partida.
Trata-se de Nacissela Maurício e Domitila Ventura, que se juntam a Isabel Francisco e Felizarda Jorge, suspensas anteriormente.
De acordo com o director-geral do clube, Fernando Barbosa, que falava em conferência de imprensa, com a suspensão de mais duas jogadoras o 1º de Agosto não se encontra em condições de disputar o jogo decisivo para o título, pelo que abdicará.
“Esta sanção mostra falta de coerência por parte da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), uma vez que mais de duas jogadoras do Interclube estiveram envolvidas e não foram suspensas.
Solicitamos a anulação da sanção para que haja verdade desportiva. Caso contrário, vamos forçar a falta de comparência”, afirmou.
Fernando Barbosa informou que o clube vai recorrer da decisão da FAB e aguarda pela anulação da sanção, mas enquanto isto as atletas vão continuar concentradas.
Fruto de uma luta, quinta-feira, foram suspensas as atletas Tierra Henderson e Sónia Guadalupe (Interclube) e Felizarda Jorge e Isabel Francisco (1º de Agosto), mas segunda-feira, depois de visualizar a partida, a federação sancionou também Nacissela Mauricio e Domitila Ventura, ambas da formação “militar”.
De acordo com um comunicado da FAB, ficam suspensas quatro jogadoras do 1º de Agosto Isabel Francisco, por cinco jogos, Nacissela Maurício (3), Felizarda Jorge (1), Domitila Ventura (2) e duas do Interclube Sónia Guadalupe, por três partidas, Tierra Henderson (2).
No primeiro jogo, o 1º de Agosto venceu, no pavilhão do Rio Seco, por 53-45; e no segundo perdeu, no campo 28 Fevereiro, por 52-62.