Africa Basquetebol

17 março 2012

ANGOLA : 1º de Agosto derrota Petro e mantém ciclo de vitórias

Jogo pontuável para a 18ª jornada da fase regular levou os jogadores a exaustão
Fotografia: Jornal dos Desportos
O 1º de Agosto confirmou a condição de líder isolado da fase regular da XXXIV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino, “Bai Basket”, ao vencer, ontem à noite, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, por 104-100, o arqui-rival do Petro de Luanda, em partida pontuável para a 18ª jornada. O resultado final só foi encontrado após três prolongamentos resultantes dos 82-82 no final do tempo regulamentar, 88-88 no primeiro e 97-97 no segundo prolongamento.
O jogo tinha a princípio dois efeitos: aumentar a liderança do 1º de Agosto ou reduzir a desvantagem do Petro em um ponto de diferença, mas o orgulho dos dois colossos da bola ao cesto ao nível nacional levou a que cada um deles encarasse a partida com alto nível de responsabilidade no intuito de proporcionar a peculiar alegria que este tipo de vitória acarreta aos adeptos de ambos os plantéis. O equilíbrio nunca deixou de ficar patente desde o apito inicial, em que a eficiência dos distintos sectores de ambas formações funcionava à preceito, em obediência das orientações das equipas técnicas, muito embora nesta etapa os comandados de Mário Palma tenham conseguido sair com a vantagem de 1 ponto (21-20).
No segundo período, a equipa às ordens de Alberto Babo, imprimiu maior velocidade e circulou melhor a bola, mas esbarrava-se na bem estruturada defesa à zona da formação do Rio Seco, que levava a vantagem de cinco pontos até perto da conclusão do referido quarto, em que os militares não conseguiram conservar a vantagem em função de três bem sucedidas investidas do jogo exterior petrolífer, tendo a equipa vencido por 39-37. No Reatamento, o Petro estava claramente melhor esclarecido, numa altura em que Carlos Morais, Paulo Santana, Cedrick Isom e Miguel Kiala actuavam em sincronização quase perfeita, tendo elevado a fasquia para 10 pontos de vantagem no culminar do penúltimo tempo (67-57).
Mário Palma potenciou então o ataque e o equilíbrio voltou a prevalecer no final do tempo regulamentar (82-82). Vieram os prolongamentos e o marcador voltou a alternar ligeiramente. Mais felizes foram os militares que saíram da quadra com a vitória, sem descurar do esforço que os petrolíferos efectuaram para alcançar os dois pontos. Hoje, para a 19ªjornada, o 1º de Agosto recebe, às 17 horas, no Codenm os Amigos de Viana, à mesma hora que o Peto trava duelo com o Sporting de Cabinda, no pavilhão principal. O Asa joga contra a Universidade Agostinho Neto no anexo II, o Lusíada mede forças com o Libolo no Dream Space e o Interclube recebe o Sporting de Luanda no pavilhão 28 de Fevereiro.

Ficha técnica
Pavilhão
principal da Cidadela Desportiva, jogo da décima nona jornada da fase regular do Campeonato nacional, também conhecido por Bai Basket, entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, pavilhão cheio, sob arbitragem do trio Domingos Simão, Osvaldo Neto, e Francisco Pacheco, as equipas alinharam:

Petro: Bráulio Morais (0), Roderick Nealy (7), Roberto Fortes (9), Paulo Barros (0), Miguel Kiala (8), Paulo Santana (13), Cedric Isom (19), Simão Santos (2), Hermenegildo Mbunga (5), Abdel Gomes (5), Carlos Morais (32), Pedo Bastos (0)
Técnico: Alberto Babo

1º de Agosto: Filipe Abraão (0), Armando Costa (13), Mário Correia (19), Reggie Moore (18), Felizardo Ambrósio (17), Joaquim Gomes (19), Domingos Bonifácio (5), Valter Monteiro (0), Carlos Almeida (8), Miguel Lutonda (5), Leonel Paulo (0), Islando Manuel (0)
Técnico: Mário Palma

Declarações
Alberto Babo| técnico do Petro
“Sofremos faltas em momentos decisivos

O técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, Alberto Babo, estimou a postura dos seus atletas no jogo em que perderam frente ao 1º de Agosto, depois de três prolongamentos, ao referir que a equipa soube responder às suas orientações perante um adversário de grande quilate. Alberto Babo disse ainda que só não venceu porque o adversário fez recurso ao jogo desleal na última jogada em que envolveu o extremo base Carlos Almeida, tendo a arbitragem deixado passar uma falta flagrante. “A nossa equipa esteve bem porque foi crescendo ao longo do jogo. Tivemos oportunidades de vencer, mas tal não sucedeu porque o adversário fez recurso a falta em momentos decisivos, com particular realce para a última jogada em que o Carlos Morais foi puxado e a arbitragem ignorou”, disse.

Paulo Macedo | 1º de agosto
“Foi um jogo muito difícil”
O técnico-adjunto do 1º de Agosto, Paulo Macedo, reconheceu que os jogos frente ao Petro são sempre de dificuldades acrescidas e fez notar a excelente forma como o adversário apresentou-se, o que, na sua óptica indicia o bom nível do basquetebol nacional. “Foi um jogo muito difícil, como sempre acontece diante do Petro, mas nós estamos de parabéns pela vitória. O que observamos hoje é um indicador de que, não obstante termos perdido em competições, ao nível do continente, o basquetebol nacional continua com elevado nível. Isso nos incentiva a continuar a trabalhar, porque a modalidade sai a ganhar e, em função disso, podemos já prever o resgate da hegemonia do basquetebol ao nível do continente”, frisou.