Africa Basquetebol

16 março 2012

ANGOLA : D´Agosto e Petro de Luanda centram hoje as atenções

O 1º de Agosto e o Petro centralizam hoje, a partir das 18h00, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, as atenções da 18ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional de Basquetebol. O jogo, que coloca frente a frente os dois maiores emblemas do desporto nacional, é visto como uma final, qualquer que seja a competição ou fase em que se encontram inseridos. O desfecho da partida pode influenciar na tabela classificativa, quando faltam cinco jornadas para o fim da fase regular. Depois de uma importante vitória na 17ª jornada diante do Libolo, com quem partilha o segundo lugar com 31 pontos, o Petro de Luanda trabalhou durante a semana com o intuito de tirar proveito das possíveis falhas do adversário, em função das alterações feitas por Mário Palma.

O técnico militar procura estruturar a equipa do Rio Seco, uma decisão que busca nas quatro jornadas subsequentes, a fim de jogar sem qualquer pressão diante de adversários em teoria acessíveis, como o Sporting de Cabinda, Universidade Lusíada, Vila Clotilde e Sporting de Luanda. Depois de dotar a equipa de melhor entrosamento nos últimos jogos e ocupar o topo da tabela classificativa com 33 pontos, Mário Palma está ciente de que os seus pupilos ainda estão longe da excelência, motivo pelo qual o confronto frente ao tradicional rival exige muita disciplina táctica.

O plantel às ordens do experiente técnico Alberto Babo mostra-se recuperado das condicionantes físicas que fizeram morada no Eixo Viário no início da época. Amigos de Viana e Cduan defrontam-se hoje às15h00, no Dream Space; Recreativo do Libolo mede forças com o Sporting de Cabinda, às 16h00, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva; o ASA joga frente ao Sporting de Luanda, duas horas antes no anexo II da Cidadela Desportiva; Lusíada defronta, às18h00, Vila Estoril, e o Interclube recebe Vila Clotilde, às 18h00, no pavilhão 28 de Fevereiro. A Federação Angolana de Basquetebol accionou mecanismos para que o fair-play seja a marca da contenda. Os agentes da Polícia Nacional estão em número suficiente para evitar cenas pouco dignas.