Africa Basquetebol

15 março 2012

ANGOLA : D´Agosto em primeiro lugar na fase regular do BAI-BASKET

Melo Clemente - Hoje
Militares estão na liderança da prova depois de cilindrar os seus principais adversários
Fotografia: Jornal dos Desportos

A duas jornadas para o termo da fase regular do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, a formação do 1º de Agosto tem já assegurado o primeiro lugar, sendo por isso, o campeão, sejam quais forem os resultados nas últimas duas rondas. Líder incontestável da fase regular da prova, com 33 pontos, mais dois que o segundo e o terceiro classificados (Petro e Recreativo do Libolo), a equipa militar garantiu o primeiro lugar da prova, após vencer, na jornada anterior, a Universidade Lusíada.

Ainda que percam as duas ultimadas partidas, sexta-feira, diante do Petro de Luanda, e no sábado, frente aos Amigos de Viana, os pupilos de Mário Palma encerram a fase regular com 35 pontos e os seus mais directos adversários, Petro e Libolo, terminariam com o mesmo número de pontos caso obtivessem vitórias nas duas últimas jornadas. Mas, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas chamaria a si a conquistado do primeiro lugar, devido à vantagem que leva sobre os seus opositores, em termos de pontos marcados e sofridos.
O período menos bom que a equipa militar atravessou, com a perda da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a Supertaça Compal, Taça 4 de Fevereiro, Taça Victorino Cunha, entre outros troféus, faz parte do passado, para alegria dos seus adeptos, que já se mostravam cépticos quanto ao desempenho da equipa para o resto da temporada. Mário Palma, técnico contratado pela direcção do clube do Rio Seco para resgatar a mística perdida para o Petro de Luanda, tem já montada uma equipa bem ao seu gosto, como de resto tinha prometido moldar nesta etapa crucial do Campeonato Nacional.

Em 17 jogos disputados, a equipa rubro-negra, quarta classificada da temporada passada, conseguiu 16 vitórias, tendo averbado apenas uma derrota, frente ao Libolo, por 71-80. Apesar de terem assegurado já o primeiro lugar da fase regular, os militares tencionam terminar em grande, obtendo dois triunfos nas últimas duas jornadas. Mário Palma e os seus adjuntos preparam com todos os cuidados a dupla ronda do fim-de-semana, onde se destaca o confronto de amanhã, frente ao Petro de Luanda.

PARA A 18ª JORNADA
Petro de Luanda ensaia estratégia

A formação do Petro de Luanda, segundo classificado do Campeonato Nacional de basquetebol, com 31 pontos, realiza hoje, no pavilhão principal da Cidadela, a sessão derradeira de treinos, visando o embate de amanhã, diante do 1º de Agosto, para a 18ª jornada. Após terem averbado derrota no prélio da primeira volta da fase regular, os petrolíferos de capital vão procurar a desforra no desafio de amanhã, que está a ser aguardado com muita expectativa pelos amantes da modalidade. Vindo de uma vitória moralizante, os pupilos de Alberto Babo pretendem bater a equipa militar. MC