Africa Basquetebol

07 fevereiro 2012

MOÇAMBIQUE : SUPERTAÇA COMPAL EM BASQUETEBOL - Maxaquene entre gigantes angolanos e portugueses

O BASQUETEBOL moçambicano regressa aos grandes torneios internacionais de seniores masculinos, com a participação do Maxaquene na Supertaça Compal, a decorrer na próxima semana, em Angola. Trata-se de uma competição que já vai na sua terceira edição e que junta algumas das melhores formações angolanas e portuguesas.
Numa altura em que a nossa bola-ao-cesto masculina procura reerguer-se dos escombros, depois das brilhantes prestações continentais no ano transacto, designadamente no Afrobásquete de Madagáscar e nos Jogos Africanos de Maputo, com particular destaque para esta última prova, na qual arrecadou a medalha de prata, a participação dos “tricolores” na Supertaça Compal constitui, por um lado, um reconhecimento a esse passo gigantesco dado em 2011, e, por outro, mais uma oportunidade para se conferir maior competitividade a uma das formações mais representadas na selecção nacional.
Aliás, o técnico espanhol Joseba Garcia, que é igualmente seleccionador nacional, reconhecendo a importância que esta competição, para além dos seus craques no Maxaquene, casos de Fernando Manjate, Samora Mucavele, Stélio Nuaila, Sílvio Letela, entre outros, foi buscar o reforço de Custódio Muchate, do Ferroviário de Maputo, e de Sérgio Macuácua, do Ferroviário da Beira, formando assim um time à altura da responsabilidade que pesará sobre si em terras angolanas.
A terceira edição da Supertaça Compal será disputada em duas fases e em outras tantas cidades, entre os dias 14 e 19 deste mês. A primeira etapa, com as seis equipas participantes divididas em dois grupos, decorrerá em Benguela, mais concretamente no Pavilhão Acácias Rubras, enquanto a segunda, para o apuramento dos vencedores e ordenamento da classificação final, terá como palco o pavilhão da Cidadela Desportiva de Luanda, local emblemático para o básquete angolano.
Os “tricolores” estão adstritos ao Grupo “B”, juntamente com FC Porto, de Portugal, e 1º de Agosto, de Angola. O Grupo “A” tem como integrantes os conjuntos angolanos Petro de Luanda e Recreativo do Libolo e lusitana CAB Madeira.
Na jornada inaugural, no dia 14, o Maxaquene terá pela frente o FC Porto, descansa na segunda, devido ao número ímpar de equipas no grupo, e volta a entrar em acção a 16, diante do 1º de Agosto. Em relação aos outros embates, na primeira ronda teremos ainda o CAB Madeira-Petro de Luanda; na segunda, Petro-Libolo e FC Porto-1º de Agosto; e, na terceira, Libolo-CAB.
Campeão nacional em 2010, tendo na última temporada se quedado na terceira posição, atrás do Ferroviário de Maputo, vencedor da prova, e do Desportivo, finalista derrotado, o Maxaquene estará em Angola perante formações que conquistaram as mais representativas competições nos seus países. Petro de Luanda e FC Port6o são campeões de Angola e de Portugal, respectivamente; Libolo vencedor da Taça de Angola e CAB Madeira detentor da Taça de Portugal.
O 1º de Agosto, como se sabe, é o crónico campeão africano, mas na época passada perdeu o título para uma formação tunisina, coincidentemente, depois de Angola ter visto a Tunísia ganhar o Afrobásquete de Madagáscar.