Africa Basquetebol

13 fevereiro 2012

ANGOLA : Equipas estrangeiras em Luanda para disputarem torneio Compal

Futebol Clube do Porto, Cab Madeira, ambas de Portugal, e o Maxaquene de Maputo (Moçambique) desembarcam esta manhã no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, rumando posteriormente para a província de Benguela, onde, a partir de amanhã, começam a competir na terceira edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino.Na capital angolana, as equipas forasteiras vão juntar-se ao Petro de Luanda, Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul e 1º de Agosto.
No princípio da tarde de hoje, as equipas participantes no certame seguem viagem para Benguela, palco da primeira fase da terceira edição da Supertaça Compal que se disputa até quinta-feira. A fase final vai ser em Luanda, no Pavilhão Principal da Cidadela, no sábado e no domingo. Ao contrário das duas primeiras edições, provas que decorreram em Luanda e Lisboa, este ano, a organização decidiu alargar o númerode equipas participantes de quatro para seis.
A prova inicialmente reservada aos campeões e vencedores das Taças de Angola e de Portugal, mas nesta terceira edição, a Federação Angolana da modalidade e a sua congénere portuguesa decidiram alargar o protocolo de cooperação, assinado há sensivelmente três anos, e incluíram o Maxaquene de Maputo, campeão moçambicano.O 1º de Agosto, vencedor da segunda edição da Supertaça Compal, prova disputada em Lisboa, beneficiou de um wild cards (convite) para participar no evento, uma vez que perdeu o título de campeão nacional para o Petro de Luanda.
Das seis equipas que vão disputar o torneio, 1º de Agosto é a única totalista, ao passo que o Petro de Luanda regressa, depois de ter falhado a segunda edição da prova. Libolo vai disputar pela segunda vez o referido troféu, à semelhança do Futebol Clube do Porto.Sport Lisboa e Benfica foi o vencedor da primeira edição da Supertaça Compal, enquanto o 1º de Agosto conquistou a segunda edição.O vencedor deste ano vai embolsar da organização dez mil euros.

Benguela em grande
Depois de ter acolhido o torneio internacional denominado Taça 4 de Fevereiro, prova inserida nos festejos dos 51 anos do início da Luta Armada em Angola, a província de Benguela volta a albergar a partir de amanhã, terça-feira, mais um torneio de luxo da “bola ao cesto”.O Pavilhão das Acácias Rubras vai testemunhar a disputa da primeira fase da terceira edição da Supertaça Compal.A procura de bilhetes tem sido grande, segundo informou Paula Sequeira, consultora de comunicação da Compal.As condições técnicas e administrativas estão criadas para o êxito da competição, de acordo ainda com aquela responsável. MC

Trio angolano apita a Supertaça Compal
Fernando Pacheco “Baganha”, Domingos Simão e Clésio Francisco foram os árbitros escolhidos pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para ajuizar as partidas da primeira fase da terceira edição da Supertaça Compal, prova que arranca amanhã, na província de Benguela.As equipas portuguesas, nomeadamente o Futebol Clube do Porto e Cab Madeira, fazem-se acompanhar de um árbitro cada, assim como a equipa de Moçambique também vem “escoltada” por um juiz, de acordo com a nossa fonte.Carlos Júlio, outro árbitro angolano, vai apitar a fase final da referida competição, a disputar-se em Luanda, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva. MC