Africa Basquetebol

11 fevereiro 2012

ANGOLA : 1º de Agosto quebra Asa na 10ª jornada do Nacional

O 1º de Agosto mostrou ser um plantel ainda em fase de acerto do seu fio de jogo, apesar de vencer ontem à noite, no seu campo, o Atlético Sport Aviação, por 97-79, em partida pontuável para a décima jornada da XXXIV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket). Os militares, às ordens do técnico Mário Palma, apareceram melhor nos dois quartos iniciais, quando o adversário denotava alguma timidez ao jogar diante de uma equipa que tirava proveito das acções individuais de atletas cujos nomes situam-se entre as principais unidades que actuam na maior competição da bola ao cesto ao nível nacional.

Por esta razão os “visitantes” não foram capazes de evitar a vantagem dos anfitriões nestas etapas (29-15 e 54-30). No reatamento da partida, Carlos Dinis mandou para a quadra de jogo uma equipa mais esclarecida sobre o poder letal do militar e decidida a complicar ao máximo as manobras contrárias. Os atletas pautavam-se por maior rigor no sector ofensivo. O extremo poste Victor Muzadi destacou-se nos lançamentos de triplos (75 por cento) e nos de dois pontos (com mais 80 porcento), o que perfaz o total de 21 pontos convertidos.
Não obstante a subida dos níveis técnicos e consequente pontuação dos aviadores, o 1º de Agosto nunca deixou de ser o senhor do jogo, pois voltava sempre a colocar o adversário numa posição de aflição, com recurso à maior pressão defensiva e perspicácia no ataque, um indicador de que a equipa jogava em função da resistência oferecida pela equipa do aeroporto no jogo. que terminou com diferença de 75-56 e 97-79, nos dois últimos quartos. Com o resultado, o 1º de Agosto soma 13 pontos em sete jogos, seis vitórias e uma derrota.
A décima primeira jornada arranca hoje com as partidas entre o 1º de Agosto -Universidade Lusíadas, à 18 horas no Rio Seco e à mesma hora, Asa – Interclube, no anexo II, Sporting de Cabinda-Vila Clotilde, em Cabinda, Amigos de Viana - Vila Estoril, às 16h00, no Dream Space, ao mesmo tempo que o Petro mede forças com Sporting de Luanda. O CDUAN defronta o Libolo no anexo II às 15h30.
Ficha técnica
Pavilhão do Rio Seco, partida da Xª jornada da primeira volta do Bai Basket, entre o 1º de Agosto e o ASA, com público razoável, sob arbitragem do trio David Manuel, Deidre Figueira e Figueiredo Cruz, as equipas alinharam da seguinte forma:
1º de Agosto: Domingos Bonefácio (3), Filipe Abraão (0), Armando Costa (2), Mário Correia (3), Felizardo Ambrósio (11), Joaquim Gomes (17), Carlos Almeida (9), Miguel Lutonda (12), Leonel Paulo (7), Hermenegildo Santos (3), Islando Manuel (11), Reggie Moore (19).
Técnico - Mário Palma
ASA: Fernando Albano (0), João Filho (0), Vasco Estêvão (3), Eduardo Ferreira (10), Joel Almeida (13), Afonso Rodrigues (16), Victor Muzadi (21),Emanuel António (0), Afonso Rodrigues (5), Rodrigo Mascarenhas (0), Francisco Horácio (5) e Manuel Mariano(6).
Técnico - Carlos Dinis