Africa Basquetebol

08 fevereiro 2012

ANGOLA : 1º de Agosto e Interclube medem forças hoje no Codenm

As formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube defrontam-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão do Codenm, em partida de destaque da segunda jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos. Militares e polícias lideram a competição, com dois pontos cada. O Campeonato Nacional, que viu reduzido o número de equipas, em face da desistência do representante da província de Benguela, o Inter, testemunha esta noite o duelo de gigantes.

Apesar de jogar fora de casa, a formação do Grupo Desportivo Interclube, campeã nacional em título, apresenta-se como favorita à conquista da vitória, a julgar pela qualidade do plantel da turma da Polícia. O 1º de Agosto aproveita o factor casa para tentar suplantar o seu adversário, que nos últimos tempos tem dominado a modalidade em femininos.
Aníbal Moreira, comandante das militares, realiza esta manhã a sessão derradeira, onde são ensaiadas as estratégias a serem utilizadas no embate de mais logo, que se espera bastante equilibrado, a julgar pela “qualidade” das duas equipas. À semelhança da formação militar, as pupilas de Apolinário Paquete, técnico que liderou por várias épocas o 1º de Agosto, efectuam o treino correccional no seu quartel-general (Pavilhão 28 de Fevereiro). O técnico da turma da Polícia não esconde o seu desejo de vergar a formação do 1º de Agosto, apesar de reconhecer as qualidades da equipa militar.

“É um jogo bastante difícil, mas nós lutamos no sentido de conseguir os dois pontos”, asseverou Apolinário Paquete.
Duas horas antes, o Grupo Desportivo O Maculusso e Juventude de Viana medem forças, no Pavilhão do Codenm. Neste desafio, o Maculusso é claro favorito à conquista dos dois pontos em disputa. Na primeira jornada, o 1º de Agosto derrotou segunda-feira o Maculusso, por 59-35, desafio disputado no Pavilhão Principal da Cidadela. Noutra partida da ronda inaugural, o Interclube venceu o Juventude de Viana, por 92-26, e co-lidera o campeonato com o 1º de Agosto, ambos com dois pontos.