Africa Basquetebol

10 fevereiro 2012

MOÇAMBIQUE : Distinção dos melhores da temporada: Nata da bola-ao-cesto na Gala dos “Óscares”

A NATA da bola-ao-cesto nacional, entre praticantes já retirados e craques da actualidade, treinadores, dirigentes, incluindo presidentes das Associações, encontrar-se-á esta noite, no mesmo palco, para viver a Gala dos “Óscares”-2012, na qual serão distinguidos os melhores da temporada em diversas categorias.

Trata-se da segunda edição desta Gala, concebida pela actual Direcção da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), encabeçada por Francisco Mabjaia. Pretende-se, com esta realização, prestar tributo àqueles que ao longo da época mais se distinguiram, com a particularidade de o ano de 2011 ter conhecido a realização de mega competições de índole internacional, caso dos Jogos Africanos de Maputo e dos Afrobásquetes de Masculinos, em Madagáscar, e de Femininos, no Mali.
O evento desta noite terá como palco a residencial Kaya Kwanga e nele serão premiados os Jogadores mais Valiosos, em ambos os sexos, numa corrida cujo vencedor é absolutamente imprevisível, tendo em conta as excelentes exibições de vários jogadores, tanto nos respectivos clubes como na selecção. Em 2010, as estatuetas foram para o “tricolor” Fernando Manjate e para a então “alvi-negra” (hoje Liga Muçulmana) Anabela Cossa, fruto de prestações que inquestionavelmente foram determinantes para a conquista dos campeonatos pelas suas equipas.
Num desfile que contemplou várias categorias, também conquistaram estatuetas jogadores como Ismael Noormamad, Inguivild Mucaro, Samora Mucavele, Valerdina Manhonga, Stélio Nuaila, Odélia Mafanela, Custódio Muchate, Leia Dongue, Sílvio Letela, Dénio Chirindza (ora nos Estados Unidos da América) e Clitan de Sousa.
Em relação aos treinadores, em 2010 foram premiados Horácio Martins e Nazir Salé, enquanto Marcos Abdala foi o melhor árbitro e Naftal Chongo prémio prestígio.
À semelhança do primeiro ano da sua realização, a Gala dos “Óscares”-2012 acontecerá em paralelo com a realização da Assembleia-Geral Ordinária da Federação Moçambicana de Basquetebol, marcada para hoje e amanhã, na sede do Comité Olímpico de Moçambique, contando com a presença dos presidentes de todas as Associações Provinciais da modalidade.
Durante o encontro, convocado pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral da FMB, Paulo Cuinica, serão analisados diversos documentos, nomeadamente relatório de actividades referentes ao ano de 2011, relatório de actividades das Associações Provinciais, proposta de revisão do Regulamento sobre Inscrições e Transferência de Atletas, calendarização da época 2012 e plano de actividades para o presente ano.