Africa Basquetebol

14 fevereiro 2012

ANGOLA : Basquetebol de luxo esta noite em Benguela

As equipas do Petro de Luanda (Angola) e Cab Madeira (Portugal) defrontam-se hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão das Acácias Rubras, em Benguela, em desafio a contar para a terceira edição da Supertaça Compal. Depois de terem falhado a segunda edição da referida competição, prova disputada em Lisboa, os petrolíferos da capital, actuais campeões nacionais, vão procurar no desafio de mais logo arrancar um triunfo, que a acontecer servirá de antídoto para o embate de amanhã, quarta-feira, frente ao Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo.

Alberto Babo, português ao serviço da equipa do Eixo-Viário, tem à sua disposição as principais unidades, pelo que a vitória será seguramente o principal objectivo da equipa campeã angolana.O Petro de Luanda poderá tirar partido do desgaste físico do seu adversário, que à semelhança das demais equipas forasteiras, desembarcou ontem, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, seguindo no mesmo dia para a província das Acácias Rubras, palco da primeira fase da terceira edição da Supertaça Compal.
Outro factor que poderá “jogar” em desfavor da formação do Cab Madeira é o clima quente que se faz sentir nesta altura no país.
Carlos Morais, Miguel Kiala, Paulo Santana, Roberto Fortes e os norte-americanos Cedric Isom e Roderick Nealy vão seguramente fazer a diferença no conjunto tricolor, a julgar pelas suas qualidades técnicas individuais. A formação do Cab Madeira, que faz a sua estreia na Supertaça Compal, vai tentar dificultar ao máximo as pretensões dos actuais campeões nacionais, que estão fortemente apostados na conquista do ceptro.
Por isso, espera-se por uma partida bastante equilibrada, a julgar pela qualidade dos dois plantéis. Duas horas antes, ou seja, às 17h00, o Futebol Clube do Porto, campeão português, vai medir forças com o campeão moçambicano, no caso, o Maxaquene de Maputo.O Porto, que é orientado pelo técnico espanhol Moncho Lopes, apresenta-se em princípio como o principal favorito à conquista dos dois pontos.A prova será disputada no sistema de todos contra todos a uma volta.1º de Agosto e Libolo entram em cena apenas amanhã, dia 15. Participam o Futebol Clube do Porto, Cab Madeira, ambas de Portugal, Petro de Luanda, 1º de Agosto e Recreativo do Libolo e de Moçambique veio o Maxaquene.

Federação realiza clínic para técnicos de formação
À margem da primeira fase da terceira edição da Supertaça Compal, prova que arranca hoje na província de Benguela, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai realizar em 15 e 16 do mês em curso o primeiro clínic internacional de treinadores de formação de basquetebol, de acordo com um comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso.
O clínic vai decorrer das 9h00 às 12h00 dos dias 15 e 16. A acção formativa terá como prelectores Carlos Seixas, João Freitas, ambos portugueses, Moncho Lopes, espanhol, para além dos angolanos Raul Duarte e Victorino Cunha.Carlos Seixas vai falar do Centro Especial de Treinamento do Jamor; Moncho Lópes, técnico principal do Futebol Clube do Porto, vai falar sobre o lançamento;organização de ataque contra homem a homem será abordado por João Freitas, técnico do Cab Madeira; Victorino Cunha vai falar da especificidade da unidade de treino, ao passo que Raul Duarte, técnico do Recreativo do Libolo vai dissertar o tema relacionado com a construção de ataque contra zona.