Africa Basquetebol

10 janeiro 2012

ANGOLA : Seleccionador trabalha em Benguela

O seleccionador nacional de sub-18, Elvínio Dias, encontra-se, desde ontem à tarde, na província de Benguela, onde procede à escolha dos integrantes da selecção durante a realização do Campeonato Nacional da categoria, que aquela cidade acolhe desde sexta-feira última, com vista ao torneio de apuramento da Zona VI (para o Africano), a realizar-se na segunda quinzena de Março, na África do Sul.

Elvínio Dias tem informações sobre os potenciais atletas a levar para o torneio que vai qualificar os representantes da zona para a maior cimeira continental, cujo palco está por se decidir entre a Tunísia e o Marrocos, em Junho deste ano, mas vai procurar fazer um estudo mais aturado sobre os atletas, de modo a facilitar os trabalhos com vista à obtenção do título Africano.
O técnico mostrou-se satisfeito com o nível de basquetebol praticado pelas equipas que lutam pelo título nacional desde sexta-feira, na cidade das acácias rubras, e avançou, em declarações ao Jornal dos Desportos que estava optimista quanto à concretização dos objectivos traçados pela Federação Angolana de Basquetebol em resgatar a hegemonia da modalidade ao nível continental.
Para Elvínio Dias, a criação de infra-estruturas para a prática do basquetebol em províncias como Benguela, Huíla, Huambo e Cabinda está a resultar numa melhoria significativa do nível técnico nos escalões de formação, pelo que encorajou os governos locais a darem mais apoio a estas camadas. “Tive a oportunidade de observar os movimentos de certos atletas e fiquei satisfeito com a actuação. Isso permite-nos ver que existe matéria-prima para projectarmos uma boa campanha na luta pela dignificação do basquetebol nacional. Esperamos que as condições de trabalho sejam as melhores”, disse Elvínio Dias.

Nacionais de iniciados arrancam hoje na Huíla
Os Campeonatos Nacionais de basquetebol em iniciados masculinos e femininos arrancam hoje, na cidade do Lubango, com a participação confirmada das formações das províncias de Luanda, Bié, Huíla, Benguela e Namibe. Para o efeito, a Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, (APBH) criou todas as condições técnicas, organizativas e administrativas para o êxito das duas provas, que se esperam bastante competitivas, a julgar pelo número de equipas oriundas das províncias consideradas como principais pólos de desenvolvimento da modalidade no país.
O secretário técnico da associação da Huíla, Aurélio Moisés “Lellas”, afirmou que, no tocante aos recintos de jogos, transportação, alojamento, juízes de mesas e árbitros, está tudo assegurado. Avançou que os jogos vão decorrer nos pavilhões Multiuso da Nossa Senhora do Monte e do Benfica Petróleo do Lubango, enquanto as delegações desportivas se encontram hospedadas no complexo escolar “14 de Abril”, nos arredores do Complexo Turístico e Desportivo de Nª Srª do Monte.
“As condições estão todas criadas para o arranque do Campeonato Nacional de basquetebol na classe de iniciados, em ambos sexos. Refiro-me aos pavilhões do Multiuso da Nª Srª do Monte e do Benfica Petróleo do Lubango. Estes dois pavilhões estão todos em condições para albergar partidas. Também temos juízes de mesa e alguns árbitros. Contaremos ainda com o reforço de seis árbitros a partir da Federação Angolana de Basquetebol, já que, a nível provincial, temos apenas quatro”, explicou Aurélio Moisés “Lellas”.
O responsável para a área técnica da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla confirmou que as formações da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, Inter e Sporting de Benguela, Petro do Huambo, Sporting do Bié e uma equipa do Namibe, em masculinos, já se encontram desde ontem no local da competição.
A província de Luanda, com nove formações, das quais quatro femininas e cinco masculinas, entra neste certame com o maior número de representantes. Na qualidade de anfitriã, a Huíla participa com quatro equipas, duas masculinas e duas femininas. Aurélio Moisés “Lellas” garantiu que, na prova feminina, as huilanas vão lutar pela conquista do troféu. “A expectativa no seio das equipas é enorme e no escalão feminino, a Huíla vai lutar para o título”, confidenciou a reportagem do Jornal dos Desportos o secretário técnico da associação. A prova disputa-se nas terras altas da chela até ao dia 20 deste mês. Gaudêncio Hamelay, no Lubango