Africa Basquetebol

07 janeiro 2012

ANGOLA : Nacional volta a emperrar devido à greve dos árbitros

O basquetebol nacional voltou a viver um momento sombrio, com o cancelamento da partida de ajuste de calendário entre o 1º de Agosto e o Interclube, marcada para ontem à partir das 18H00, no pavilhão do Codenm, pontuável para a primeira jornada do Campeonato Nacional sénior masculino, devido à falta de pagamento dos prémios dos árbitros e juízes de mesa por parte da Federação.

As duas equipas deslocaram-se ao pavilhão do Rio Seco dispostas a apresentarem um espectáculo à altura dos dois sonantes emblemas da “bola ao cesto”, mas ficaram defraudadas com o adiamento sine die, causado pelo diferendo entre o órgão reitor da modalidade e os homens do apito, cuja condição passa pela liquidação das dívidas acumuladas pela Federação.
Perante o mau clima que se instalou, entre as duras críticas dos adeptos de ambas as formações, o Jornal dos Desportos procurou contactar a direcção da Federação, mas não obteve qualquer explicação plausível, uma vez que os funcionários também alegaram desconhecimento sobre a questão. O técnico principal do Interclube, José Carlos Guimarães, apesar da aparente serenidade, mostrou o seu desagrado ao considerar “preocupante” a situação, depois de a equipa ter trabalhado de forma afincada, o que implica custos elevados, além de criar transtornos na vida particular e profissional dos envolvidos.
“A Federação deve rever bem este tipo de situações, se quisermos que o nosso basquetebol não fique cada vez mais prejudicado. Sabemos que a preparação de um jogo acarreta gastos materiais e físicos, por isso, devemos ser mais coesos para o bem do nosso basquetebol”, considerou José Carlos Guimarães. Paulo Macedo, técnico-adjunto do clube militar, também exteriorizou o descontentamento da equipa, com base na falta de comunicação entre as estruturas envolvidas na causa do cancelamento da partida, ao frisar “vamos procurar obter esclarecimentos junto da federação, porque alguém deve ser responsabilizado pelos transtornos que isso causa ao clube”.