Africa Basquetebol

06 janeiro 2012

ANGOLA : Ausências marcam nacionais de juniores

O vice-presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Benguela (APBB), Júlio Paiva, lamentou esta sexta-feira a ausência das equipas da Huíla, do Huambo e demais províncias do Nacional de Juniores em masculinos e femininos, pontuável à época 2011/2012, que esta região acolhe.

Falando à Angop, o dirigente desportivo reconheceu que a ausência de representantes de províncias notáveis na modalidade, principalmente a Huíla considerada uma referência no basquetebol, em nada abona para a vertente da massificação.
Segundo ele, para potenciar os níveis de competitividade deste campeonato de juniores seria fundamental a presença das formações huilanas e de outras províncias que têm estado a apostar no desenvolvimento do basquetebol nos últimos anos.
Para si, torna-se importante a participação regular dos clubes que apostam nos escalões jovens, para se materializar a meta da massificação da modalidade, daí que os dirigentes desportivos devam trabalhar com mais afinco.
Mostrou-se satisfeito com a escolha da província de Benguela para acolher uma vez mais a competição do género, destacando que a cidade do Lobito acaba por ganhar, porque há anos que não recebia provas.
Aproveitou a oportunidade para apelar para presença massiva do público nos pavilhões gimnodesportivos do Sporting Clube de Benguela e da Casa do Pessoal do Porto do Lobito para que assistam ao espectáculo da bola ao cesto.
Com a duração de dez dias, o Nacional de Juniores conta em masculinos com as equipas do Sporting de Benguela, Casa Pessoal do Porto do Lobito, Inter de Benguela, Petro de Luanda, 1º de Agosto, Progresso do Sambizanga e Atlético Sport Aviação (ASA).
Já no sector feminino vão competir o Sporting de Benguela, Inter de Benguela, Grupo Desportivo do Maculusso e 1º de Agosto.