Africa Basquetebol

26 outubro 2011

ANGOLA : Trovoada estagia no FC Porto

O técnico Emanuel Trovoada viaja para Portugal a 5 de Novembro, a fim de cumprir um estágio de 15 dias junto da equipa de basquetebol do Futebol Clube do Porto. Sem esconder a sua satisfação, Emanuel Trovoada afirmou ao Jornal dos Desportos que é gratificante trabalhar durante 15 dias com a equipa principal de basquetebol do Porto, orientada pelo treinador Moncho Lopez.

O técnico do Desportivo da Huíla reconheceu as qualidades do professor Lopez, como um treinador conceituado na praça europeia e mundial, um dos motivos que o catapultou ao cargo de seleccionador de Espanha e de Portugal. “Agora surgiu esta hipótese e é uma oportunidade a não perder.
Moncho Lopez é um treinador conceituado e de quem tenho boas e grandes referências. De certa forma, estou muito ansioso e entusiasmado com este ‘clinic’. Sei que vou buscar novos conhecimentos para, depois, pôr em prática aqui, no meu trabalho diário no basquetebol huilano, em particular, e do país, em geral”, afirmou.
“Quero continuar a evoluir na minha carreira de técnico, tentando melhorar cada vez mais. Espero um futuro risonho para os treinadores da bola ao cesto. Então, tenho de estar sempre preparado. A preparação deve começar por mim mesmo, para depois poder passar os meus conhecimentos aos colegas da província do Lubango”, finalizou Emanuel Trovoada.
Campeãs africanas ganham bolsa de estudo

As atletas da Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, que conquistaram recentemente a 22ª edição do Campeonato Africano das Nações, foram ontem contempladas com bolsas de estudo, oferecidas pela Reitoria da Universidade Lusíada de Angola, em acto que decorreu no anfiteatro daquela instituição do ensino superior.
Com este gesto, a direcção da Universidade Lusíada, liderada pelo Reitor Mário Pinto de Andrade, honrou o compromisso do seu administrador, Rui Mingas, que logo após a conquista do título africano anunciou a oferta das referidas bolsas.Durante a sua intervenção, Rui Mingas reiterou uma vez mais a sua gratidão pelo título conquistado pelas senhoras da “bola ao cesto e, consequentemente, o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, prova a ser disputada em 2012.
“Para mim é uma honra receber nesta casa do saber estas enormes mulheres e fabulosas que o meu país tem, não apenas no basquetebol mas também em outras áreas. Estamos aqui para felicitar a Selecção Nacional pelo feito alcançado, uma conquista extremamente importante para a nossa sociedade, porque efectivamente o desporto é um dos componentes mais importantes num Estado que se preze ser Estado.
Por isso, decidimos atribuir uma bolsa de Estudo a cada elemento da Selecção Nacional”, reiterou o Administrador da Universidade Lusíada de Angola.Felizarda Jorge e Cristina Matiquiti, dois elementos da Selecção Nacional e estudantes da referida instituição do ensino superior, deixaram de pagar as suas propinas, ao passo que as demais poderão integrar, já a partir do próximo ano lectivo, o quadro de discentes da Universidade.
Por sua vez, a Catarina Camufal, licenciada em sociologia pela Faculdade de Letras, será oferecido um mestrado numa área à sua escolha.Na ausência da capitã da Selecção Nacional, Nacissela Maurício, Catarina Camufal, sub-capitiã, agradeceu, em nome do colectivo, o gesto da Universidade Lusíada de Angola, prometendo empenho das suas colegas durante a formação.
Esta é a segunda vez que a Universidade Lusíada oferece bolsas de estudo a atletas vencedoras, depois de ter feito com a Selecção Nacional de Andebol sénior feminina.

Equipa técnica ganha estágio

Ao contrário do tem acontecido, o corpo técnico da Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, liderado por Aníbal Moreira, não foi esquecido durante a homenagem efectuada ontem, pela Universidade Lusíada de Angola. Assim, Aníbal Moreira, técnico principal, Elisa Pires, adjunta, Stella Maria Cristiano, médica, Ndona Pedro, fisioterapeuta, Delfina Campos, seccionista, cada um na sua área, foram contemplados com um estágio no Sport Lisboa e Benfica.
Aníbal Moreira congratulou-se com a oferta da Universidade Lusíada, tendo afirmado “que será mais uma oportunidade para aumentar os meus conhecimentos” num clube do qual, por sinal, é um adepto ferrenho. A médica mostrou-se igualmente regozijada com a iniciativa da Universidade Lusíada e pediu às meninas de ouro para se empenharem durante a sua formação. Para além das bolsas, as integrantes da Selecção Nacional receberam diplomas de mérito. Victorino Cunha, grande figura do basquetebol angolano e não só, e a Drª Teresa Quarta, presidente da Amud, prestigiaram o acto, que foi muito concorrido.