Africa Basquetebol

25 outubro 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES: Luta titânica na viragem

JÁ se conjecturava que a prova fosse extraordinariamente renhida e imprevisível, tendo em conta o facto de as principais equipas se terem apetrechado a preceito. E, realmente, tal está a acontecer, com a luta pelos lugares cimeiros a prometer mais espectacularidade agora na viragem, considerando que a segunda volta encerra alguma delicadeza.
Pois, tem sido exactamente assim o Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em Seniores Masculinos, que amanhã conhecerá o início da segunda volta com a questão do título ainda bastante longe de quaisquer vaticínios, porquanto a discussão entre os tradicionais candidatos continua a prenunciar grandes jornadas da bola-ao-cesto e a decisão apenas a ser conhecida no fim. Senão vejamos: o Desportivo é o comandante invicto com 14 pontos, porém, Ferroviário e Maxaquene, que perderam com os “alvi-negros”, não deixam os seus créditos por mãos alheias, até porque pela frente estão previstos mais embates entre si.
Aliás, após um percurso inquestionavelmente à altura dos seus pergaminhos, a questão que se coloca
em relação à formação orientada por Horácio Martins é a seguinte: na sua estrutura competitiva será capaz de manter a mesma bitola após a saída do estratega Augusto Matos? É verdade que o ora jogador do Barcelos, da I Divisão portuguesa, não estava sozinho e o Desportivo mantém nomes sonantes como os de Pio Matos Jr., David Canivete Jr., Amarildo Matos e Igor Matavele, no entanto, também não é menos certo que a equipa ressentir-se-á da ausência de Augusto, sobretudo nos confrontos com os adversários mais directos.
E o primeiro grande teste desta asserção acontecerá precisamente amanhã, no início da segunda volta (oitava jornada), quando Desportivo defrontar Ferroviário. Aí, sim, começaremos a ter uma resposta real da capacidade “alvi-negra” de dar a volta a esta contrariedade, considerando, igualmente, que o adversário a seguir é o seu vizinho e eterno rival Maxaquene.
Sem sobressaltos para os grandes, senão o deslize do Costa do Sol frente à emergente e prometedora Universidade Pedagógica, a dupla jornada do pretérito fim-de-semana foi de verdadeira acalmia, razão para nenhuma alteração entre os três primeiros da tabela classificativa.
Na sexta-feira, e no primeiro desafio do campeonato transmitido em directo pela TVM, Ferroviário levou de vencida Costa do Sol por 63-51, com a dúzia de pontos de diferença a reflectir o quão se discutiu ao longo dos 40 minutos, com os “locomotivas” a saírem-se bem, em mais uma partida em que se vêem privados do contributo da sua pedra basilar Gerson Novela, castigado por um mês pela Associação de Basquetebol da Cidade do Maputo.
Noutros despiques, Maxaquene bateu Universidade Pedagógica pela marca de 65-54, Desportivo derrotou A Politécnica pela marca de 68-48 e, entre os últimos, Real Sociedade sobrepôs-se ao actual “lanterna vermelha”, Aeroporto, por 61-45.
Outra vez sem precisarem de acelerar, Desportivo, Ferroviário e Maxaquene foram vencedores na ronda de sábado, a última da primeira volta. Os “alvi-negros” ganharam a Real Sociedade por 58-30, “locomotivas” bateram A Politécnica pela marca de 71-52 e “tricolores”, diante do Aeroporto, ficaram a sete pontos da centena: 93-47. Já o Costa do Sol foi derrotado pela Universidade Pedagógica pela marca de 53-47.
Amanhã, a abrir a segunda volta, teremos os jogos Aeroporto-Costa do Sol, Desportivo-Ferroviário, no pavilhão dos “alvi-negros”; Universidade Pedagógica-A Politécnica e Real Sociedade-Maxaquene, na “catedral”. Os primeiros desafios iniciam às 18.30 horas e os segundos a partir das 20.00.