Africa Basquetebol

25 novembro 2011

ANGOLA : Corrida a três

A formação do Atlético Sport Aviação (ASA) recebe hoje, a partir das 15h30, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, a equipa do Vila Estoril, em partida a contar para a primeira jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), ronda que fica marcada por quatro adiamentos. Deste modo, apenas duas partidas vão marcar hoje o início do BAI Basket, que tem o Petro de Luanda como detentor do ceptro nacional. A Universidade Lusíada tem pela frente o Futebol Clube Vila Clotilde, partida agendada para as 15h30, no Pavilhão 28 de Fevereiro.


O Atlético Sport Aviação (ASA), que conta nesta altura com os préstimos do internacional cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas, atleta que durante vários anos militou no 1º de Agosto, sendo por isso a mais recente aquisição da turma do Aeroporto, é sem dúvida o favorito à conquista dos dois pontos. Apesar de ter perdido alguns jogadores, Carlos Diniz, técnico principal do ASA, conseguiu manter a estrutura base da sua equipa, ao contrário das épocas anteriores em que perdia sistematicamente o seu esqueleto nuclear. Depois de terem participado no campeonato provincial, ASA e Vila Estoril são “obrigados” a brindar hoje os amantes da “bola ao cesto” com uma boa partida de basquetebol.
O Vila Estoril, que pelo segundo ano consecutivo disputa o BAI Basket, vai seguramente tentar dificultar ao máximo a formação aviadora. Na outra partida do dia, a Universidade Lusíada, orientada tecnicamente por Elvino Dias, vai medir forças com a sempre aguerrida equipa do Futebol Clube Vila Clotilde. Os universitários apresentam-se, a priori, como favoritos à vitória, a julgar pela qualidade dos seus executantes que são, de longe, superiores ao do seu opositor.
A partida entre militares e polícias foi adiada para o dia 13 de Janeiro de 2012, ao passo que as restantes são jogadas a 6 do mesmo mês. Trata-se do Sporting de Cabinda-Sporting de Luanda, Clube Amigos de Viana-Recreativo do Libolo e Petro de Luanda-Cduan. Amanhã, a competição prossegue com a disputa da segunda jornada, que compreende as seguintes partidas: 1º de Agosto-Vila Clotilde, Interclube-Vila Estoril, Lusíada-Sporting de Luanda, ASA-Recreativo do Libolo e Clube Amigos de Viana-Petro de Luanda.

Benfica do Lubango intensifica preparação
A formação de basquetebol do Benfica Petróleos do Lubango em cadetes femininos intensificou a preparação, tendo em vista a participação no Campeonato Nacional da modalidade, agendado para o próximo mês de Dezembro, na província do Bié. Com três títulos já conquistados nesta categoria, a equipa encarnada das terras altas da Chela almeja erguer a taça de campeão nacional, depois de o ter perdido há dois anos. Nesta perspectiva, as meninas orientadas tecnicamente por António Severino trabalham, neste primeiro microciclo de preparação, os aspectos individuais, defesa contra zona e contra-ataque.
António Severino assegurou na quarta-feira ao Jornal dos Desportos que a preparação decorre sem sobressaltos, tendo acrescentado que para o segundo microciclo, com início previsto para a próxima semana, vai privilegiar os aspectos técnicos e tácticos, entre outros pormenores, para permitir à equipa ganhar perfeição, rumo à conquista do troféu. “A preparação decorre a bom ritmo. Acredito que as atletas estão empenhadas ao máximo. Este ano, almejamos ter o primeiro lugar. Pelo trabalho que estamos a efectuar e a entrega das atletas, a Huíla pode contar com o título e assim voltarmos às conquistas depois de dois anos de jejum”, disse.
A falta de mais equipas neste escalão para competições internas e dotar as atletas de mais rodagem competitiva tem criado, do seu ponto de vista, enormes dificuldades. António Severino, referiu que o Benfica Petróleos do Lubango é uma formação que não tem adversários para realizar jogos no sector feminino a nível local. Para colmatar esse vazio, às vezes são obrigados a efectuar jogos de controlo com equipas masculinas. As competições realizadas com essas equipas dotaram as atletas de performances que vão possibilitar dar boa réplica no campeonato nacional.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango
Rosa Gala fala em motivação
A capitã da equipa do Benfica Petróleos do Lubango em cadetes femininos, Rosa Gala, afirmou que o conjunto está motivado para reconquistar o título nacional perdido há dois anos. Para a internacional angolana e melhor cestinha do último Campeonato Africano da categoria, o moral no seio do grupo é grande. O objectivo de qualquer equipa nestas competições, referiu a atleta, é chegar à final e, consequentemente, a conquista do tão almejado troféu. Munida de vasta experiência em competições internacionais, Rosa Gala afirmou que a equipa está a dar primazia aos aspectos defensivos, por se tratar do segredo da vitória. “Moralmente, a equipa está boa. Por isso, estamos conscientes do que vamos fazer nesta competição. Primamos mais no trabalho do sector defensivo, visto ser a arma da vitória”, alertou a jogadora. G.H