Africa Basquetebol

22 novembro 2011

ANGOLA : Libolo surpreende pela positiva

Apesar da sangria que sofreu, a formação do Recreativo do Libolo apurou-se para a fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer em Dezembro próximo, em Marrocos, depois de ocupar o segundo lugar da fase preliminar, que decorreu de 14 a 21 do mês em curso, em Joanesburgo, África do Sul.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Nelson Oliveira, director-geral desportivo do grémio do Kwanza-Sul, afirmou que o apuramento do seu emblema à fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos acabou por surpreendê-lo, dado que a equipa perdeu sete jogadores influentes.
“Confesso que estamos surpreendidos com o apuramento da nossa equipa para a fase final da Liga dos Campeões. Estamos, praticamente, a formar uma nova equipa, muito em função da sangria que sofremos. Por isso, gostaria de dar os parabéns aos jogadores e à equipa técnica por terem alcançado este feito inédito para o nosso clube”.
Nelson Oliveira disse, por outro lado, que o sucesso da equipa se deve ao excelente trabalho desenvolvido pela direcção do clube, liderada por Rui Campos, que não tem poupado esforços para dar as melhores condições de trabalho ao grupo liderado pelo professor Raul Duarte. Questionado sobre os propósitos da equipa na fase final, a decorrer em Dezembro próximo, em Marrocos, Nelson Oliveira disse que “o futuro a Deus pertence”.
“Sem querer ser futurologista, o que lhe posso dizer é que vamos realizar uma boa preparação para representarmos condignamente o país e as cores do nosso clube”. A conquista do título africano não foi colocada de parte por Nelson Oliveira. “Em todas as competições em que o Libolo entra, é sempre com o propósito de arrebatar o ceptro”, asseverou o director-geral desportivo do Recreativo do Libolo.
Nelson Oliveira anunciou a contratação, nos próximos dias, de um norte-americano para reforçar o grupo liderado pelo técnico Raul Duarte. A fase preliminar da Liga dos Clubes Campeões Africanos, que decorreu em Joanesburgo, foi ganha pelo Petro de Luanda.

1º de Agosto falha defesa do título
A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto terminou domingo, na África do Sul, a fase preliminar de acesso à Taça dos Clubes Campeões de África na terceira posição e perdeu a oportunidade de defender o título continental, em sua posse há três edições.
Com um plantel recheado de “estrelas”, como Miguel Lutonda, Kikas Gomes, Reggie Moore, Leonel Paulo, Felizardo Ambrósio e Armando Costa, a equipa não conseguiu superar os compatriotas do Petro de Luanda (1º classificado) e Libolo (2º) no torneio da Zona VI.
Os “militares” foram os que mais se reforçaram para a temporada 2011/2012, mas o investimento ainda não deu frutos e falham um dos três objectivos traçados para a presente temporada. Restam o Campeonato Nacional e a Taça de Angola. Por sua vez, os “petrolíferos”, com maior parte dos atletas que conquistaram o Nacional, mostraram-se compactos e nem a derrota na Supertaça Vlademiro Romero, frente ao Libolo, por 63-67, afectou o rendimento do grupo.
No torneio, o Recreativo do Libolo, que este ano perdeu muitos jogadores influentes, demonstrou coesão e confiança, tendo no comando Olímpio Cipriano, Mayzer Alexandre e Vlademiro Ricardino. A fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos é disputada em Dezembro, em Marrocos, e Angola vai ser representada pelo Petro de Luanda e Recreativo do Libolo.

Capital do Bié pode perder organização dos Nacionais
A província do Bié pode perder a organização dos campeonatos nacionais de basquetebol em cadetes masculinos e femininos, marcado para Dezembro próximo. A informação foi avançada pelo presidente da Associação de Basquetebol do Bié. Nelito dos Reis afirmou que a falta de condições para alojar as equipas está na base da possível desistência, já que até à última sexta-feira não tinham disponível o dinheiro para a compra de colchões para apetrechar as escolas e lares onde ficariam hospedadas as equipas.
“Queremos realizar um campeonato com um número record de equipas. Por isso, queríamos assumir o alojamento das equipas e assim reduzir os custos dos clubes visitantes. Mas até ao momento não temos verbas, pois, fizemos a solicitação à Direcção Provincial da Juventude e Desportos, mas até agora não obtivemos resposta”, disse. Nelito dos Reis lamentou ainda o facto de a província não ter realizado os campeonatos provinciais nas diversas categorias e adiantou que a realização dos campeonatos nacionais de cadetes poderia servir de tónico para motivar os atletas que trabalharam durante o ano.
“Ainda não desistimos, mas, como as coisas estão, não temos muitas esperanças. Não queremos realizar um campeonato com meia dúzia de equipas. Pretendemos realizar um campeonato com o maior número de equipas. Estamos à espera da vinda do secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, para analisarmos a situação. Se não tiver solução, vamos desistir da organização da prova”, disse Nelito dos Reis. João Constantino, no Kuito