Africa Basquetebol

03 outubro 2011

AFROBASKET MALI 2011 : Sónia Guadalupe leva Angola ao título

Vinte e três pontos da extremo Sónia Guadalupe contribuíram decisivamente para o triunfo de Angola sobre o Senegal, por 62-54, e a conquista da 22ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol sénior feminino (Afrobasket2011), que terminou domingo, na capital maliana (Bamako).

Na final disputada no Pavilhão 26 de Março, completamente lotado por mais de três mil assistentes, foram as angolanas a tomarem as rédeas do desafio, ao estarem com vantagem de oito pontos, nos três minutos iniciais.
Apesar de algum favoritismo das senegalesas, principalmente por ostentarem o título continental e terem ganho o jogo da estreia com Angola, as comandadas do treinador Aníbal Moreira não se intimidaram e de forma inteligente começaram a defender vigorosamente, cortando as possibilidades de penetração e mesmo de lançamento das adversárias.
Este comportamento, aliado a um ataque organizado, permitiu o amealhar de pontos, que levou a vantagem de Angola ao intervalo por 32-26, deixando ligeiramente desconcertado o treinador senegalês, Moustapha Gaye.
No terceiro quarto, o jogo ficou equilibrado com o ascendente das jogadoras senegalesas, que chegaram a igualar a 45 pontos, deixando preocupado os integrantes da selecção nacional.
No quarto e último período, fruto de um maior discernimento e entrega, as basquetebolistas angolanas adiantam-se no marcador com a grande contribuição da "cestinha de serviço" Sónia Guadalupe, que praticamente construiu o resultado final do encontro.
Em fase derradeira inédita no sector feminino, o combinado nacional anulou o jogo exterior das oponentes e foi eficaz nas acções ofensivas e, também realce para a capitã Nachissela Maurício, que de forma inteligente dirigiu o grupo.
Pelo seu empenho, Nachissela Maurício foi considerada a “MVP” do campeonato, além de integrar o cinco ideal, juntamente com a sua compatriota, Sónia Guadalupe, as senegalesas Diouf Diodio, Traore Aya, e a maliana Sissoko Djenebou.
Nos Jogos Africanos de “Maputo2011”, as angolanas foram derrotadas na final, curiosamente, pela mesma adversária.
Depois de ter alcançado a terceira posição na edição de 2009, no Madagáscar, Angola destrona o Senegal e qualifica-se aos Jogos Olímpicos de Londres2012.
Na terceira posição ficou o Mali, que venceu a Nigéria, por 71-62.