Africa Basquetebol

03 outubro 2011

ANGOLA : Angola conquista ouro

Finalmente, Angola! É a nova campeã africana de basquetebol sénior feminino. As meninas de ouro destronaram, ontem, o Senegal, por 62-54, na partida da final disputada no pavilhão 26 de Março, em Bamako, Mali. A determinação das atletas lideradas pelo técnico Aníbal Moreira ditou a vitória de Angola na primeira final de um campeonato africano. A estreia fica registada na história do basquetebol continental: o pódio é o lugar.

O recital começou no primeiro quarto, quando as angolanas tomaram conta do jogo. As senegalesas reajustaram o sistema táctico e o jogo equilibrou-se. Com passes certeiros, a Selecção Nacional subiu no resultado.No segundo quarto, Aníbal Moreira alterou o sistema táctico e baralhou a “falsa” muralha defensiva da equipa adversária.
Com penetração na área restrita, Angola começou a construir a vitória. O jogo lúcido das angolanas subiu de nível, quando os lançamentos exteriores entraram sem “ressaca”. Empolgadas pela conquista do troféu, as “gingas” distanciaram-se das senegalesas até aos seis pontos, quando o apito tocou para o intervalo e o marcador registava 32-26, favorável às angolanas.
No reatamento, as senegalesas entraram melhor e com pressão a todo-o-terreno encostaram as angolanas à retaguarda. Com penetração na área restritiva, as faltas sucessivas obrigaram descansar algumas unidades preponderantes da equipa de Aníbal Moreira.Com a saída das principais atletas, o Senegal chegou ao primeiro empate: 41- 41, resultado com que terminou o terceiro quatro.
As perdas de bola constante das angolanas continuaram no último quarto. O Senegal mantinha a pressão até que ultrapassou no resultado. O técnico angolano alterou o quadro, com a entrada de novas atletas e o jogo voltou a equilibrar. A pressão sobre a atleta com bola funcionou e as senegalesas cometiam perdas de bolas, uma atrás de outra. Essa sequência facilitou a Angola que, paulatinamente, dilatou o resultado até dez pontos: 60-50.
A base Catarina Camufal, mais uma vez, foi das jogadoras preponderantes, depois de já o ter sido diante das malianas, nas meias-finais. A eficácia nos passes ajudou a construir para o país o primeiro título do basquetebol feminino em seniores.A poucos minutos do fim, Angola alterou o sistema táctico.
A troca de bola e lançamento no limite do tempo destruiu as esperanças das senegalesas. A desforra sofrida na final dos Jogos Africanos de Maputo estava feita. Angola é campeã africana e representante do continente aos Jogos Olímpicos de Londres’2012.A selecção de Angola regressa ao país com outro troféu: Nachissela Maurício foi eleita a Jogadora Mais Valiosa da competição (MVP).

Vaticínio certo de Elisa Pires
Elisa Pires, treinadora adjunto da selecção feminina de basquetebol, acertou no resultado final do jogo. A técnica manifestara a convicção da equipa nacional lutar até à exaustão para contrariar o favoritismo do Senegal, na final do campeonato africano que decorreu em Bamako.
A técnica, lembrou à Angop, que havia dito que a Selecção Nacional estava ciente das dificuldades a encontrar, mas também determinada a vencer o troféu.“Lutámos afincadamente para chegar à final e principal objectivo era vencer o campeonato”, referiu. A treinadora sublinhou que sabia das dificuldades do jogo porque enfrentava a equipa campeã, mas que as atletas estavam moralizadas para contrariar o favoritismo das senegalesas.
Presidente da República  felicita campeãs

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, felicitou, ontem mesmo, a selecção feminina de seniores de basquetebol pela conquista do campeonato africano das nações Afrobasket2011, realizado em Bamako. O conjunto nacional venceu, na final, o Senegal, por 62-54, numa partida em que ao intervalo ganhava por seis pontos (32-26), conquistando o seu primeiro título continental e apurando-se directamente para os Jogos Olímpicos de Londres2012.
Na mensagem, o Chefe de Estado diz estar regozijado pelo triunfo e salienta que “o feito alcançado é resultado da acção colectiva e espírito de conquista do povo angolano”. “Felicito todos integrantes da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e seu corpo técnico por esta acção ímpar, que honra e dignifica a Nação angolana”, frisa a mensagem.