Africa Basquetebol

16 setembro 2011

X JOGOS AFRICANOS MAPUTO 2011- Ajuste de contas com Argélia

ENCANTADO e devidamente sintonizado, o público já combinou: esta noite, a partir das 19.30 horas, no patriótico pavilhão do Maxaquene, é para “infernizar” os argelinos e reduzi-los a pó. Se isso acontecer e a briosa rapaziada corresponder nas quatro linhas, tal como tem vindo a acontecer até aqui, será nossa uma das vagas da final do torneio de basquetebol masculino dos X Jogos Africanos de Maputo-2011. Ontem, em mais um dia em que a angústia e a euforia total estiveram de mãos dadas, a selecção nacional, meritoriamente, derrotou a Costa do Marfim por 53-49, com Fernando Manjate a selar um triunfo que nos aproxima cada vez mais dos lugares do pódio.Maputo, Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2011:: Notícias

Diante da Argélia, será um ajuste de contas, se se considerar que as duas formações se defrontaram na jornada inaugural da fase de grupos, com a turma magrebina a sair vitoriosa pela marca de 71-58. Desta vez, julgamos que não haverá contemplações, até porque a nossa selecção já se encontra perfeitamente sincronizada e os triunfos que se sucederam fortificaram ainda mais a crença e a coesão do grupo, elevaram a capacidade competitiva da equipa e a auto-estima dos próprios atletas, que vêem nas bancadas um maré de gente a apoiá-los, cantando, dançando e destacando a Bandeira Nacional que ansiosamente aguarda o momento da consagração para ser hasteada num dos mastros da “catedral”.
Se nos abstrairmos dos sempre esplêndidos derradeiros minutos que caracterizam a turma nacional,diríamos que a partida teve poucos pólos de atracção, até porque os marfinenses detinham o domínio dos acontecimentos, ante um inexplicável nervosismo dos nossos jogadores. Mas todos nós estávamos à espera que a equipa assentasse o seu jogo e começasse a praticar o basquetebol que muito bem interpreta, sem invenções nem improvisos.
E assim aconteceu. Aliás, porque o técnico Joseba Garcia nunca permitiu aos seus atletas deixarem o adversário acumular uma margem folgada, quando chegou a altura da recuperação, esta aconteceu com toda a naturalidade, perante a incredulidade dos costa-marfinenses. Enquanto tudo lhes saía mal, aos nossos jogadores era uma autêntica beleza, em mais uma noite em que o sofrimento acabou por dar lugar a uma festa de arromba no rectângulo de jogo e nas bancadas.

Na outra meia-final de hoje, às 17.30n horas, estarão em campo Angola e Nigéria. Ontem, os angolanos venceram Ruanda por 64-59 e os nigerianos bateram Egipto pela marca de 72-59. Já a Argélia levou de vencida Caibo Verde por 73-65.