Africa Basquetebol

14 setembro 2011

ANGOLA : Angola busca passe para os Jogos Olímpicos

Senhoras vão disputar o Afrobasket de Bamako. Depois de ter conquistado de forma brilhante a medalha de prata nos X Jogos Pan-africanos que ainda decorrem em Maputo, capital de Moçambique, a Selecção Nacional sénior feminina, que ontem regressou ao país, retoma hoje, quarta-feira, a sua preparação, tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), competição a ser disputada de 23 do corrente a 2 de Outubro, no Mali.

A Selecção Nacional, que voltou a arrebatar a medalha de prata 24 anos depois, a primeira aconteceu em 1987, vai agora virar as baterias para o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, a decorrer em Bamako, capital do Mali, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.
Segundo apurou o Jornal dos Desportos, Aníbal Moreira, seleccionador nacional, deverá manter o grupo que conquistou a medalha de prata nos X Jogos Pan-africanos. A Selecção Nacional vai trabalhar em Luanda, por um período de uma semana, para posteriormente seguir viagem para a capital maliana, palco do Afrobasket 2011, no próximo dia 22 estreando-se no dia seguinte, diante dos Camarões.

Na segunda jornada, as angolanas terão pela frente as senegalesas, com quem perderam na final dos X Jogos Pan-africanos, por 57-64. Depois de terem conquistado o terceiro lugar, em 2009, no Campeonato Africano das Nações, realizado em Antananarivo, capital do Madagáscar, as angolanas vão agora com o propósito de assaltar o primeiro lugar e, consequentemente, a qualificação directa para os Jogos Olímpicos de Londres. Angola está inserida no Grupo B juntamente com as selecções do Senegal, Camarões, Nigéria, Guiné e Ruanda.No Grupo A estão as selecções do Mali, actual campeã em título, Costa do Marfim, Ghana, República Democrática do Congo, Moçambique e Tunísia. MC