Africa Basquetebol

16 setembro 2011

MOÇAMBIQUE : X JOGOS AFRICANOS MAPUTO 2011 - Esplendorosa noite na “catedral”

NOS derradeiros segundos ninguém conseguiu ficar sentado. Com “todo o mundo” em pé e a acompanhar vivamente aqueles momentos delicados e impróprios para cardíacos, a selecção de basquetebol construiu uma vitória (53-49) sobre a Costa do Marfim que a coloca nas meias-finais e também nos revelar uma verdade insofismável: compatriotas, temos equipa!Maputo, Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2011:: Notícias

A apenas 40 minutos da grande final do torneio de basquetebol masculino dos X Jogos Africanos de Maputo-2011, marcada para amanhã, a turma nacional, depois de nos proporcionar uma noite esplendorosa ontem na “catedral”, hoje a missão resume-se no seguinte: ganhar à Argélia e nos vingarmos da derrota sofrida na primeira jornada da fase de grupos. Se tal se concretizar, o carimbo no passaporte para a final estará selado.
Já nos habituamos a viver momentos de incerteza quanto ao desfecho, dado que a selecção, matreiramente, vai deixando os adversários se adiantarem e ufanarem, para, na hora da verdade, fazer o xeque-mate. Assim também aconteceu contra a Costa do Marfim, que, comandando o marcador e até se dando ao luxo de ganhar a maior parte dos ressaltos, perante o inquietante desacerto dos nossos jogadores, na etapa conclusiva, viu Moçambique a agigantar-se e acabar por fazer a festa.
Augusto e Pio Matos, as unidades-maravilha da equipa, praticamente estiveram de folga. Mas talvez tenha sido bom que a sua actuação se tenha situado aquém da bitola normal, pois esta noite, diante da Argélia, a partir das 19:30 horas, certamente quererão se redimir e deixar de parte as “americanices” irrecomendáveis nestas ocasiões, de modo a merecerem o devido tributo por parte dos espectadores que seguramente irão lotar o pavilhão do Maxaquene.
A equipa se ressentiu deste facto, obrigando o técnico a efectuar várias e constantes mutações, porém, sem encontrar a melhor estratégia para conter a pressão ofensiva dos marfinenses. É que, se é verdade que Fernando Manjate ainda tentava puxar a equipa, Sílvio Letela os triplos e Octávio Magoliço lutar nas tabelas, também não é menos certo que o descontrolo, em vários momentos, tomou conta da equipa, deixando invisíveis jogadores como Custódio Muchate, Amarildo Matos e Samora Mucavele.
No entanto, a partir da altura em que os moçambicanos empataram a partida (45-45), a quatro minutos do fim, não mais cederam a vantagem aos marfinenses, estupefactos face às gritantes falhas no capítulo da concretização, mesmo nos lançamentos livres. E ainda bem para nós, porque, no momento exacto, Fernando Manjate carimbou a vitória, super festejada pelo público e pelos jogadores.
Alinharam e marcaram: Fernando Manjate (11), Samora Mucavele (2), David Canivete (2), Sílvio Letela (8), Augusto Matos (3), Amarildo Matos (2), Stélio Nuaila (6), Custódio Muchate (6), Octávio Magoliço (9), Pio Matos (2), Armando Baptista (2) e Sérgio Macuácua (0).

Entretanto, hoje, às 17:30 horas, na outra meia-final, estarão frente-a-frente Angola e Nigéria. Ontem, os angolanos venceram Ruanda por 64-59 e os nigerianos bateram Egipto pela marca de 72-59. Já a Argélia levou de vencida Cabo Verde por 73-65.