Africa Basquetebol

15 setembro 2011

X JOGOS AFRICANOS MAPUTO 2011 - Rapaziada quer fazer história

PELA primeira vez a tomar parte nos Jogos Africanos, a selecção masculina de basquetebol quer fazer história na Olimpíada continental. Até aqui, tudo tem corrido de feição e, logo à noite, no pavilhão do Maxaquene, a partir das 19.30 horas, ganhar à Costa do Marfim será o princípio de uma epopeia que antes não passava de uma miragem.Maputo, Quinta-Feira, 15 de Setembro de 2011:: Notícias

Mais do que nunca, agora impõe-se de facto não falhar. O mínimo erro pode ser fatal. É assim mesmo a fase do “mata-mata”. Quem perde, sai imediatamente da corrida. Após ocupar o primeiro lugar do Grupo “A”, calhou à turma nacional uma Costa do Marfim que, embora se tenha classificado em quarto noutra série, tal não significa rigorosamente nada, isto é, a sua grandeza não pode ser posta em causa e esta deverá será mostrada esta noite na “catedral”.
No entanto, nós preferimos falar da nossa selecção. Da sua grandiosidade, construída passo a passo
vincada jogo a jogo. Perante os marfinenses, esta realidade será seguramente trazida à tona e alcançada num triunfo por todos nós esperado, que possa levar esta rapaziada às meias-finais e concretizar o seu sonho de fazer história na arena continental.
A força combativa que o seleccionador nacional, o espanhol Joseba Garcia, transmite à equipa tem sido fielmente interpretada pelos atletas, aguerridos e que nunca viram a cara à luta. Até ao derradeiro segundo, eles ali estão sempre à busca do melhor, e esse melhor tem sido motivo de noites de festa, nomeadamente frente ao Mali, Nigéria e Ruanda, adversários que baquearam face à competência competitiva dos moçambicanos.
Para além do desafio entre Costa do Marfim e Mali, terão lugar outros três jogos dos quartos-de-final, designadamente Ruanda-Angola (13.30 horas), Nigéria-Egipto (15.30) e Argélia-Cabo Verde (17.30). No período da manhã às 11.00 horas, estarão frente-a-frente África do Sul e Mali para a atribuição do nono e do décimo lugares.Mas, enquanto a aguerrida rapaziada da bola-ao-cesto ainda procura os caminhos de chegar às medalhas, Kurt Couto conquistou ontem, no Estádio Nacional do Zimpeto, onde decorre o torneio de atletismo, a medalha de prata nos 400 metros barreiras, com o tempo de 51,04 segundos, numa prova ganha pelo argelino Miloud Rahmani.
Pio Matos Júnior Pio Matos Júnior carregará o piano?
OS adeptos moçambicanos da bola-ao-cesto andam super encantados com o magnífico comportamento da selecção masculina.
“A priori”, ela não entrava no campo das apostas, sendo até vista como um “outsider” a partir da própria série, que juntava também Nigéria, Mali, Argélia e Ruanda. Só que, para a nossa felicidade – aliás, já iniciada no Afrobásquete Madagáscar-2011, no mês transacto – apesar de o início ter sido com uma derrota face aos argelinos, os desafios subsequentes foram de espectaculares vitórias.
Embora a harmonia no seio da equipa seja uma realidade, facto permanentemente trabalhado e sustentado pelo técnico Joseba Garcia, a verdade, porém, manda reconhecer que o entrelaçamento entre os irmãos Augusto e Pio Matos tem trazido bastantes ganhos ao time. E, em particular, a acção de Pio, o verdadeiro carregador de piano, que cria uma extraordinária força motivadora na selecção, mercê da sua forma destemida de atacar a tabela, da sua destreza e técnica apurada
Esta noite, diante da Costa do Marfim, seguramente que os olhos estarão fixos em Pio Matos, à espera do seu “show”, em perfeita combinação com o seu irmão gémeo e na esperança de uma vitória que nos leve às meias-finais. Pio sabe que carrega um grande fardo nas costas, mas estamos em crer que saberá corresponder à expectativa.