Africa Basquetebol

13 setembro 2011

ANGOLA : Experiência leva Angola ao triunfo frente África do Sul

Depois de um primeiro quarto confuso em que os angolanos tiveram que defrontar um adversário certinho nos lançamentos triplos e as deficiências da arbitragem, sobretudo na interpretação do contacto ilegal, Angola superou com naturalidade a África do Sul por 78-59, em jogo da quarta jornada do torneio panafricano de basquetebol masculino disputado no pavilhão do Desportivo de Maputo Wlademiro Ricardino com 16 pontos, e um triplo, e Felizardo Ambrósio, 12 pontos, e 50 porcento nos 6,75, fizeram jus à condição de jogadores mais experientes e mais familiarizados com competições do género e levaram o grupo a terceira vitória consecutiva no torneio em que vão defender o título.


A partida iniciou incaracterística para os angolanos, que viram os sul-africanos liderar o marcador por algum tempo aos cinco minutos (11-9) vantagem que chegou a ser de cinco pontos (9-16) antes dos 10 minutos iniciais.
A marcha do marcador continuou favorável aos sul-africanos no segundo período onde a vantagem chegou a 23-17, antes de se registar uma igualdade que alteraria o curso da história da partida, já que a partir daí a turma de Raúl Duarte embalou e ao intervalo a vantagem já era de 10 pontos (44-34).
A equipa inicial de Angola, alem dos dois experientes jogadores do 1ºde Agosto e que já foram campeões africanos, foi constituído por outros já com “alguma estrada” em selecções: Mayzer Alexandre ( jogador mais utilizado com 32.22), Paulo Santana e Adolfo Quimbamba. O último foi o único da equipa inicial que não entrou para a casa dos 20 minutos jogados.
Foi este leque de experientes jogadores, acompanhado pelo voluntarismo de Barros, Ortet, Ndohiema e Kiala, que construiu uma margem de 19 pontos no final da partida que teve no sul-africano Mothimba o cestinha com 20 pontos em 35 minutos.
Na próxima ronda, terça-feira, os angolanos defrontam o Egipto. Nos jogos anteriores os campeões em título venceram a Côte d'Ivoire (60-43) e Cabo Verde (67-62).