Africa Basquetebol

11 setembro 2011

ANGOLA : Reforços do Afrobasket em fase de adaptação

O técnico da selecção masculina, Raul Duarte, disse que os dois jogadores que reforçaram o plantel vindos do Afrobasket darão uma ajuda importante na luta das tabelas, mas estão ainda em fase de adaptação no torneio panafricano de basquetebol masculino em que hoje, domingo, Angola disputa o seu segundo encontro, diante de Cabo Verde.


Em declarações à Angop, em Maputo para avaliar o nível competitivo da prova e perspectivar a participação da selecção nacional detentora do título, o técnico considerou difícil a integração do extremo poste Felizardo Ambrósio e do poste Miguel Kiala.
    “É sempre muito difícil para eles e para nós, porque estão completamente fora dos sistemas da equipa”, disse, mostrando-se no entanto esperançado que com os próximos treinos seja ultrapassado o problema.
Apontou algumas dificuldades de programação e logística que impediram de realizar um treino de sábado, tendo anunciado para este domingo o início da integração dos dois jogadores, chegados sexta-feira a Maputo.
   “Amanhã vamos começar a enquadrá-los nos sistemas da equipa. Também sabemos que eles estão pelo menos semana e meia sem fazer muita coisa, então há que integrá-los no sistema e depois, jogo a jogo vão sem dúvida alguma ajudar-nos”, declarou o reinador.
Disse que a missão específica dos dois será na luta das tabelas, “que era um problema” que o selecionado tinha.
“Creio que nos vão ajudar. Esta é uma equipa interessante, aplicada que quer representar bem o basquetebol nacional e que vai fazer tudo que estiver ao seu alcance, jogo após jogo para ir passando de fase e é assim que devemos pensar”.
Quanto ao jogo com Cabo Verde, Raul Duarte vaticinou um jogo difícil. “Sabemos que todos os jogos vão ser difíceis”.
Explicou que a formação lusófona teve uma preparação igual a de Angola, tendo estado em Espanha e que tem jogadores mais altos e alguns mais potentes. Mas prometeu uma equipa “humilde, corajosa e com uma grande atitude para lutarmos para mais uma vitória”.
Para o treinador, o torneio será equilibrado, pelo facto de algumas das formações, conforme referiu, se apresentarem com os planteis que estiveram no Afrobasket2011, destacando a forte candidata Nigéria, e ainda o Rwanda, Egipto, Moçambique. Angola apresenta-se com uma formação B.
Mas Raul Duarte mostrou-se determinado a lutar: Estamos aqui para competir e é o que iremos fazer”.
Sobre a estreia, diante da Cote d'Ivoire, disse que fizeram um bom jogo defensivamente, sobretudo na primeira parte, porque defenderam de forma concentrada e conseguiram controlar o seu cesto, que segundo referiu, era uma preocupação
No ataque a preocupação era a adaptação a forma como os árbitros interpretariam os contactos ilegais. Conseguiram também ao que os árbitros apitavam ou não e desta forma foram melhorando o jogo, disse.
Reconheceu que não começaram bem mas depois conseguiram entrar. Atribuiu isso ao facto de ser o primeiro jogo e sobretudo a estreia de muitos jogadores numa selecção sénior, independentemente de ser B. “É uma responsabilidade muito grande, mas creio que a resposta foi positiva”.