Africa Basquetebol

11 setembro 2011

ANGOLA : Covilhã pode dirigir Angola no Pré-olímpico

O técnico angolano Jaime Covilhã pode dirigir a Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, que em Julho do próximo ano vai disputar o Torneio Pré-olímpico, competição disputada em Paris, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. Jaime Covilhã, técnico que orientou os decacampeões africanos na parte final da XXVI edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto” de Antananarivo, Madagáscar, depois do afastamento do francês Michel Gomez, tem somado pontos a nível do elenco liderado por Gustavo Vaz da Conceição.

Aliás, o segundo lugar alcançado pelo cinco nacional, que foi destronado do top africano, depois de aproximadamente duas décadas e meia, deixou satisfeito o elenco da FAB. “O técnico Jaime Covilhã vai seguramente liderar a equipa técnica no Torneio Pré-olímpico de Paris, em 2012, afirmou a nossa fonte, que preferiu o anonimato. Depois de ter perdido o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, a favor da Tunísia, o elenco federativo está fortemente engajado em criar todas as condições para que a Selecção Nacional consiga apurar-se no Torneio Pré-olímpico de Paris.
Angola é o país africano com mais presenças em Jogos Olímpicos, com um total de cinco. A estreia dos decacampeões africanos aconteceu em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Espanha, seguindo-se Atlanta, Estados Unidos da América, em 1996, Sidney, Austrália, em 2000, Grécia, em 2004, e Pequim, China, em 2008.