Africa Basquetebol

03 agosto 2011

ANGOLA : Angola perde com a Austrália


A Selecção Nacional de basquetebol perdeu ontem, no Gymnasium Centre da cidade de Haining, frente À Austrália, por 68-76, na segunda jornada da Taça Borislav Stankovic, a decorre na China. A partida foi dominada pelos australianos, que saíram a vencer nos primeiros 20 minutos por uma margem confortável de 14 pontos (28-42). Fruto do esforço empreendido na partida inaugural frente aos chineses, na última segunda-feira, os decacampeões africanos apareceram no desafio de ontem algo apáticos.

Apesar da fadiga, a Selecção Nacional conseguiu equilibrar em algumas etapas do primeiro período, tendo perdido por apenas quatro pontos (22-18). No segundo quarto, os australianos superiorizaram-se sobretudo no jogo interior, tendo vencido pela parcial de 20-10, o que perfez 42-28 ao cabo dos primeiros 20 minutos, a favor da selecção da Austrália. O equilíbrio voltou a marcar o terceiro quarto, onde o “cinco” angolano perdeu por escasso um ponto (16-17).

Os pupilos de Michel Gomez despertaram apenas no quarto derradeiro, em que conseguiram um parcial de 24-17, mas, no cômputo geral, o resultado cifrou-se em 76-68 a favor da selecção da Austrália. O poste Eduardo Mingas, tri-campeão africano, foi o melhor marcador do cinco nacional, com 19 pontos, seguido do extremo base, Carlos Morais, com 10. Morais, com 31 minutos de jogo, e Mingas, com 28, foram os atletas mais utilizados. Ainda ontem para a segunda jornada, a selecção da Rússia derrotou a sua similar da China, por 67-52.

À entrada da terceira jornada, a Rússia lidera a classificação, com quatro pontos, Austrália e Angola vêm a seguir com três, ao passo que a China está na cauda da tabela, com apenas dois pontos. A participação da Selecção Nacional na Talça Borislav Stankovic enquadra-se na sua preparação para o Afrokasket’2011, no Madagáscar.

Roberto e Santana
reforçam Selecção B

O extremo base Roberto Fortes e o base Paulo Santana vão reforçar a pré-selecção nacional B, que projecta a sua participação nos X Jogos Pan-africanos, a disputarem-se de 3 a 18 de Setembro próximo, em Maputo, Moçambique. Os dois atletas foram dispensados por opção técnica da Selecção A. Entretanto, o posto Hermenegildo Mbunga, que por lesão foi afastado do grupo que está na China a disputar a Taça Stankovic, pode também integrar os trabalhos da pré-selecção B, caso recupere da mazela que o apoquenta. A pré-selecção nacional B conta ainda com os préstimos de Francisco Destino, atleta que milita no basquetebol português. MC

Angolanos
buscam segundo triunfo

Depois de ter consentido ontem a sua primeira derrota, frente à Austrália, a Selecção Nacional procura hoje, a partir das 9h00 de Angola, diante da poderosa Rússia, a sua segunda vitória na Taça Borislav Stankovic. Refeitos do desaire de ontem, frente aos australianos, os decacampeões africanos voltam a ter hoje um teste difícil, deste diante dos russos. O seleccionador nacional, Michel Gomez, vai aproveitar a partida desta manhã para, mais uma vez, avaliar as performances dos seus pupilos, que estão a 14 dias da sua estreia no Campeonato Africano das Nações.

Os angolanos vão procurar contrariar ao máximo o poderio dos russos, que se apresentam como principais candidatos à conquista do trioféu. A Eslovénia, a actual detentora do ceptro, tem já dois títulos conquistados, enquanto Angola, Austrália, Grécia e Lituânia somam um título. MC

Números
da preparação

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos efectuou até ontem o seu quinto amistoso no quadro da preparação para o Afrobasket’2011. Das cinco partidas disputadas, sendo três no Torneio Internacional de Guimarães e dois na Taça Borislav Stankovic, os decacampeões africanos conseguiram duas vitórias e consentiram já três desaires. Os comandados do francês Michel Gomez marcaram 353 pontos e sofreram 354. Eduardo Mingas, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Carlos Morais e Armando Costa têm sido os atletas mais utilizados do combinado nacional. MC

Keve patrocina clinic

O Banco Keve, um banco de direito angolano tem vindo a apoiar um conjunto de acções desportivas no país. O basquetebol, sendo um desporto de referência nacional e internacional, realizou no passado fim-de-semana um clinic internacional contando com o seu suporte.
Segundo uma fonte ligada a este banco, actividades como esta, que visam engrandecer o desporto nacional devem ser apoiadas, “e nós estamos de mãos abertas para acções desportivas no quadro da nossa política de contribuir para o crescimento do desporto angolano.”

O clinic internacional dos treinadores de basquetebol contou com a participação de treinadores e alguns atletas de diversas equipas do campeonato nacional assim como de alguns técnicos estrangeiros que durante dois dias absorveram os conhecimentos nele transmitidos. Numa iniciativa da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol de Angola contou com prelectores de renome, como foram os casos do professor Moncho Lopes(vice-campeão europeu da selecção sénior de Espanha-2003, seleccionador de Portugal e campeão nacional pelo FC Porto) e Miguel Hoyo, especialista em análise de jogo(Scouting)