Africa Basquetebol

04 maio 2011

ANGOLA : Petro invicto na Final Four


Fantástica! É o que se pode dizer da partida de ontem que envolveu as formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda, no Pavilhão do Codenm, com vitória a sorrir para a equipa petrolífera, por 98-93. Com este triunfo, os petrolíferos da capital terminaram invictos a primeira volta da “Final Four”, com seis pontos. Para além da brilhante actuação do norte-americano ao serviço da equipa do Eixo-viário, Roderick Nealy, extremo base, ele que anotou 27 pontos em 44 minutos e 52 segundos, sendo por isso, o cestinha do desafio, os árbitros Francisco Tando e David Manuel também brilharam na partida que encerrou a primeira volta da “Final Four”.

Tando teve muita intimidade com o seu apito, ou seja, usou excessivamente o seu instrumento de trabalho, ao passo que o seu companheiro interferia sistematicamente nas zonas de jurisdição dos seus colegas. Entretanto, a formação petrolífera, liderada pelo português Alberto Babo, mostrou competência do primeiro ao último minuto daí a vitória, ser por demais justa. Aliás, depois de ter feito exibições pálidas durante a fase de grupos, a jovem formação do Petro inverteu completamente o quadro, com os norte-americanos Roderick e Cedrick a serem os principais artífices. A jogar no reduto alheio, os pupilos de Alberto Babo, tão cedo assumiram o comando das “operações”, fruto do maior rigor defensivo e sobretudo a sua eficácia nos lançamentos a longa distância.

Neste particular, os petrolíferos da capital conseguiram 48%, contra 31% do seu opositor. No primeiro período a formação forasteira saiu a ganhar (16-28). No segundo quarto, as duas equipas exibiram-se ao mais alto nível, proporcionando ao público presente e não só, o melhor do basquetebol angolano e africano. As equipas terminaram igualadas a 30 pontos, fixando placar em 46-58 a favor do conjunto visitante. O equilíbrio voltou a marcar o terceiro quarto, com a formação do Eixo-viário a vencer por 19-18, perfazendo 64-77, para não variar, a favor dos petrolíferos da capital.

No quarto derradeiro, os campeões nacionais em título fizeram uma recuperação espantosa, tendo reduzido uma diferença de 14 pontos para três (89-92). Apesar da pressão defensiva dos militares a equipa visitante soube manter a serinidade, fixando o placar final em 93-98. Cederick Issom do lado do Petro também brilhou, com 19 pontos, ao passo que o internacional angolano, Carlos Morais anotou 14. Do lado militar, Joaquim Gomes “Kikas” esteve em evidência, com 19 pontos, enquanto Mário Correia (18) e Felizardo Ambrósio e Miguel Lutonda contribuiram cada com 13 pontos.

Miguel Kiala, Petro, e Felizardo Ambrósio, 1º de Agosto, foram os reis dos resslatos, com dez cada. Nealy teve 35 de valorização, seguido de Gomes “Kikas” que obteve 24. Petro lidera a “Final Four”, com seis pontos, seguido do Libolo, com cinco. 1º de Agosto e Interclube ocupam as posições imediatas, com quatro pontos cada.

Libolo
alcança primeira vitória

Sem o extremo poste, Reggie Moore, americano de nacionalidade, a contas com uma lesão no tornozelo direito, a formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul derrotou ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Grupo Desportivo Interclube, por 73-78, alcançando deste modo, o seu primeiro triunfo na “Final Four”. Apesar do triunfo, o representante da vila de Calulo sentiu imensas dificuldades, fundamentalmente no último quarto, onde a formação da casa assumiu por completo o comando das operações. Com a posse de bola, a um minuto do fim do desafio, a formação da Polícia que perdia por três pontos de diferença (75-72), o extremo base

Euclides Camacho não conseguiu finalizar com êxito duas tentativas de lançamentos a longa distância. O inevitável Olímpico Cipriano (Libolo), extremo base, converteu um lançamentos dos seis metros e setenta e cinco, fixando o placard 78-73. Os pupilos de José Carlos Guimarães foram surpreendidos pelos libolenses que saíram a vencer no quarto inicial por 27-6. O domínio do Libolo assentou-se no segundo período, tendo fixado o placar em 22-51. No terceiro e quarto períodos, os pupilos de Raul Duarte limitaram-se a gerir a vantagem que traziam, ante um Interclube que tudo fez para chegar a igualdade e forçar o prolongamento. Os forasteiros conseguiram manter a calma na ponta final, vencendo por 78-73. MC

ASA arrasa no grupo B

Depois de ter falhado o passe para a “Final Four” da 33ª edição do BAI Basket, o Atlético Spor Aviação (ASA) que disputa na Série B as classificativas do quinto ao oitavo lugares, arrasou durante a primeira volta da referida série, onde conseguiu três importantes triunfos, ao cabo da primeira volta, somando deste modo, seis pontos. Segunda-feira, no encerramento da primeira volta, a turma do aeroporto beteu o Sporting de Luanda, por 62-41, depois de ter já o ultrapassado a Lusíadas, por 100-63. No arranque da Série B, os aviadores haviam batido o Sporting de Cabinda. Sporting de Cabinda ocupa a segunda posição da Série B, com cinco pontos. Lusíadas está na terceira posição com quatro pontos. Já na Série C, para as classificativas do nono ao décimo segundo lugares, O Vila Clotilde comanda as operações. MC

Declarações dos técnicos

Paulo Macedo (1º de Agosto)

“Parabéns ao Petro”

O técnico adjunto da formação militar, Paulo Macedo, reconheceu no final da partida de ontem, a superioridade do seu adversário e deus os parabéns aos pupilos de Alberto Babo. “Primeiro gostaria de dar os meus parabéns ao Petro pelo nível de basquetebol que apresentaram. Acho que que foi uma grande partida de basquetebol, as duas equipas bateram-se pela vitória, o Petro acabou por ser mais feliz. Vamos continuar a trabalhar no sentido de vencermos o nosso próximo adversário que se chama Interclube”, disse.

Alberto Babo (Petro)

“Estamos no bom caminho”

Sorridente, no final da partida, fruto da vitória obtida sobre o arqui-rival, por 98-93, o técnico Alberto Babo ressaltou mais uma vez o espírito guerreiro da sua formação. “Tenho que dar mais uma vez os meus parabéns ao atletas pelo espírito gurreiro demosntrado ao longo do desafio. Em três jogos conseguimos três vitórias penso que estamos no caminho certo e vamos continuar a trabalhar arduamente para manter ou melhor ainda mais o índices motivacionais da equipa”, disse.

Ficha técnica

Pavilhão do Codenm: Casa cheia
Arbitragem: Domingos Simão, Francisco Tando e David Manuel

1º de Agosto: Filipe Abraão (0), Armando Costa (6), Adilson Baza (11), Mário Correia (18), Joaquim Gomes “Kikas” (19), Felizardo Ambrósio (13), Vladimir Ricardino (5), Hélder Ortet (2), Carlos Almeida (6), Miguel Lutonda (13), Hernenegildo Santos (0), Yanick Moreira (0).
Treinador: Luís Magalhães

Petro de Luanda: Yuri Suingui (0), Braúlio Morais (0), Roderick Nealy (27), Roberto Fortes (10), Paulo Barros (1), Paulo Santana (11), Miguel Kiala (2), Cereick Issom (19), Wladimir Pontes (0), Hermenegildo Mbunga (14), Idelfonso Kiteculo (0), Carlos Morais (14).
Treinador: Alberto Babo
Marcha do marcador: 16-28, 46-58, 64-77, 93-98