Africa Basquetebol

01 maio 2011

ANGOLA : Petro de Luanda passa pelo Interclube


Com 32 pontos do internacional angolano, Joaquim Gomes “Kikas”, poste, ele que foi o MVP (Jogador Mais valioso), a equipa do 1º de Agosto alcançou a sua primeira vitória na 33ª da “Final Four”, ao derrotar ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, por 78-68, desafio que encerrou o ronda dois do BAI Basket.

De facto, o internacional angolano realizou ontem uma exibição estupenda, sob olhar atendo do seleccionador nacional, o francês Michel Gomez, que não tem poupado elogios ao poste do 1º de Agosto. Em 20 minutos, Joaquim Gomes “Kikas”, atleta que arrebatou dois troféus de MVP dos Afrobasket´s de 2007 e 2009, havia anotado nada mais, nada menos, do que 22 pontos.

A saída do norte-americano Reggie Moore, extremo poste, na ponta final do quarto inicial, por ter contraído uma lesão no tornozelo direito, fruto de uma queda, após uma disputa de bola, fragilizou a produção do representante da vila de Calulo, que averbou inesperadamente a sua segunda derrota, no arranque da “Final Four”. A ausência de Reggie Moore, ele que é tão somente um dos melhores jogadores estrangeiro a actuar no BAI Basket, foi muito bem explorada pela formação do 1º de Agosto, com Joaquim Gomes “Kikas” a comandar o jogo interior, onde conseguiu 16 ressaltos, sendo 13 defensivos e três ofensivos.

Os militares dominaram o primeiro período, onde saíram a vencer por 23-12. Já sem Reggie Moore, o Libolo melhorou significativamente o seu jogo ofensivo mas, os campeões nacionais estavam embalados, tendo terminado em vantagem de onze pontos, nos primeiros 24 minutos (26-37). No terceiro período o equlíbrio apoderou-se do desafio, tendo o libolo reduzido para cinco pontos. Mas organizados em termos defensivos e eficientes no ataque os militares conseguiram sempre o controlo das operações, tendo fixado o resultado final em 68-78, a favor da turma do Rio Seco.

O 1º de Agosto consegue deste modo, o seu primeiro triunfo na “Final Four”, ao passo que o Libolo continua sem ganhar na fase derradeira do BAI Basket. O Atlético Petróleos de Luanda lidera a”Final Four”, com quatro pontos, seguido do Interclube, 1º de Agosto e Libolo, todos com três pontos cada. Terça-feira, o BAI Basket faz disputar a terceira jornada, com o 1º de Agosto a receber o Atlético Petróleos de Luanda,às 18h00, no Codenm, ao passo que no 28 de Fevereiro, o Interclube terá a visita dos petrolíferos da capital.

Petro descobre
caminho das vitórias

A equipa do Atlético Petróleos de Luanda cumpriu com o seu dever caseiro, ao bater ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Grupo Desportivo Interclube, por87-77, em partida referente a segunda jornada da 33ª edição da “Final Four”.Os petrolíferos da capital que na sexta-feira última haviam derrotado o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, por 99-95, não tiveram dificuldades em vergar a formação da Polícia, que na véspera tinha batido o campeão nacional em título, 1º de Agosto, por 93-89.

O primeiro quarto foi inteiramente dominado pelo conjunto do Eixo-viário, que terminou em vantagem de oitos pontos (28-20). Em desvantagem de oitos pontos, no segundo período, os polícias melhoraram a sua defesa e passaram a pressionar mais o seu adversário que anotou apenas 14 pontos, contra 23 do Interclube, o que perfez 42-43 ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor da turma dos bombeiros.

Com Cederick Issom (18 pontos), Carlos Morais e Braúlio Morais, ambos com 14, endiabrados, a turma do Eixo-viário mostrou superioridade nos períodos subsequentes, ante um Interclube que se ressentiu em demasia os esforços empreendidos do desafio de sexta-feira, frente ao Clube Central das Forças Armadas Angolanas. Os petrolíferos da capital venceram por uma margem folgada de dez pontos (87-77). O Petro foi a equipa que conseguiu o pleno na dupla jornada do final de semana, ou seja, duas vitórias em igual número de jogos, sendo por isso, o líder da “Final Four”, com quatro pontos. MC

Nível técnico dos angolanos
encanta francês Michel Gomez

O francês Michel Gomez, técnico contratado pela direcção da federação angolana da modalidade para conduzir os destinos da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos (Afrobasket), a disputar-se de 17 a 28 de Agosto próximo, em Antananarivo, Madagáscar, mostrou-se encantado com o nível técnico dos basquetebolístas angolanos. Gomes que rubricou um contracto válido por cinco meses, na última sexta-feira, com a direcção da FAB, acompanhou de forma milimétrica a dupla jornada da 33ª edição da “Final Four”.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o novo comandante dos decacampeões africanos da “bola ao cesto” reiterou mais uma vez a qualidade dos jogadores angolanos. “O que me impressiona no basquetebol angolano é a técnica que é bastante refinada. É um basquetebol que não difere muito do europeu.

Tive o privilégio de acompanhar os quatro jogos da dupla jornada e não tenho dúvidas de que existe matéria prima suficiente para integrarem a pré-selecção nacional”, assegurou Michel Gomez. Acompanhado de um bloco e com a famosa caneta, que é a arma do pioneiro, o francês que terá a missão de qualificar Angola pela sexta vez consecutiva nos Jogos Olímpicos, tem efectuado várias anotações sobre o desempenho dos atletas na 33ª edição do BAI Basket.

Admirador confesso de Joaquim Gomes “Kikas”, Michel Gomez, fez ainda referência sobre o excesso de contactos físicos.
“Outro aspecto que tenho notado em minha opinião é o excesso de contacto físico que os árbitros permitem, mas, o que me parece é que aqui em Angola é normal”, finalizou o técnico francês que substituiu o português Luís Magalhães no comando dos decacampeões africanos.
MC