Africa Basquetebol

03 maio 2011

ANGOLA : Petro vai à prova no Codenm


A invencibilidade do Atlético Petróleos de Luanda na “final four” do Nacional de basquetebol é testada esta noite, no Pavilhão do Codenm, quando defrontar, a partir das 19h00, o 1º de Agosto, campeão nacional em título, em partida referente à terceira jornada da primeira volta da etapa derradeira da prova. Os petrolíferos da capital, que na fase de grupos ocuparam o modesto quarto lugar, surpreenderam tudo e todos no arranque da final a quatro, conseguindo dois importantes triunfos, que os catapultou para o primeiro lugar, com quatro pontos. Alberto Babo, português ao serviço da equipa do Eixo-Viário, vai poder contar hoje com todas as suas unidades para anular o favoritismo caseiro do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.

Depois da folga de ontem, os pupilos de Alberto Babo realizam esta manhã os últimos ensaios, visando o prélio desta noite, que se espera bastante disputado, a julgar pela qualidade de jogadores dos dois plantéis. A formação militar, que recuperou a confiança dos seus adeptos no último sábado, após triunfo sobre o Recreativo do Libolo, por 78-68, vai procurar alcançar o seu arqui-rival, na liderança da “final four” mas, para tal, tem de batê-lo esta noite, numa das partidas mais importantes da etapa derradeira do BAI Basket.

Ao contrário do que aconteceu no desafio de sábado, frente ao Libolo, onde foram lançados jovens como Yanick Moreira, poste, e Hermenegildo Santos, base, que não comprometeram, hoje, o técnico Luís Magalhães vai seguramente apostar nos jogadores mais experientes para não ser surpreendido no seu reduto pelo arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, equipa que apresenta, nesta altura, índices motivacionais elevados, fruto das duas vitórias conseguidas na dupla jornada do fim-de-semana. Joaquim Gomes “Kikas”, Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Armando Costa, Felizardo Ambrósio e o cabo-verdiano Mário Correia serão mais uma vez chamados para assumirem as despesas ofensivas dos campeões nacionais em título.

O norte-americano Karton Mims, base, é nesta altura a única preocupação da equipa técnica militar. O atleta recupera de forma satisfatória da lesão contraída no joelho esquerdo. Os amantes da bola ao cesto devem acorrer em massa ao Pavilhão do Codenm, para testemunharem mais um clássico dos clássicos. A jogar em casa, a equipa rubro-negra apresenta-se como favorita à conquista da vitória, mas o Petro, líder da “final four”, tem uma palavra a dizer no embate de mais logo. À entrada da terceira jornada, o Petro lidera a competição, com quatro pontos. 1º Agosto, Interclube e Libolo têm todos três pontos.

Reggie
Moore desfalca Libolo

Já com duas derrotas averbadas, a formação do Recreativo do Libolo do desloca-se hoje, às 18h00, ao Pavilhão 28 de Fevereiro, ao encontro do Interclube, sem uma das suas principais unidades, o norte-americano Reggie Moore, extremo-poste, que contraiu uma lesão no tornozelo direito na partida de sábado, frente ao 1º de Agosto. De acordo com Luís Antunes, vice-presidente para o basquetebol da formação libolense, o influente atleta fica sob cuidados médicos durante uma semana e meia, período que vai permitir ao jogador recuperar totalmente da mazela. “O Reggie Moore está a melhorar, mas infelizmente não vamos poder contar com os préstimos do jogador para o desafio de amanhã (hoje) frente ao Interclube.

O jogador precisa de ficar uma semana e meia para recuperar totalmente da lesão, segundo informações que recebemos da equipa médica”. Apesar dessa contrariedade, o Libolo vê-se na obrigação de vencer esta noite a formação da Polícia, para manter acesa a chama da conquista da 33ª edição do BAI Basket. O Interclube, que soma um triunfo e uma derrota na “final four”, vai em busca do seu segundo triunfo. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio, que abre a ronda três da “final four”. MC

Michel
Gomez divulga lista

O seleccionador nacional de basquetebol, o francês Michel Gomez, divulga no final deste mês, a lista dos pré-seleccionados para o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos (Afrobasket), a decorrer de 17 a 28 de Agosto em Antananarivo, Madagáscar. Para a “operação Madagáscar”, o novo comandante da Selecção Nacional vai convocar 26 atletas que vão ser observados, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte federativa. A lista contará com jovens que a serem chamados pela primeira vez para integrarem os trabalhos da pré-selecção nacional. Angola tem como meta a conquista do 11º título africano e, em consequência, carimbar o passe para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. MC