Africa Basquetebol

17 abril 2011

ANGOLA : Libolenses superam Militares com garra


A formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul “destituiu” o 1º de Agosto do título de campeão da fase regular da 33ª edição do BAI Basket, mercê do triunfo ontem, em pleno Pavilhão do Codenm, por 96-85, conquistando deste modo, o Grupo A, com dez pontos. Com este resultado, o Libolo que terminou o referido grupo de forma invicta, amealhou um ponto de bonificação à entrada da “Final Four” e, vai começar a fase derradeira do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos jogando na condição de equipa visitada.

Ao contrário do que se esperava, a partida começou a correr a feição para a formação que jogava na condição de visitante. Ao cabo dos primeiros 12 minutos, os libolenses que contaram com boas exibições do Olímpio Cipriano e Reggie Moore (ver peça a parte), venciam por uma margem de 13 pontos (14-27). No segundo período, os militares melhoram, significativamente, a sua defesa e o consequente o ataque, tendo vencido por um parcial de 23-16, perfazendo 37-43, ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor do Recreativo do Libolo.

Fruto da desconcentração defensiva, aliada a constantes perdas de bola, 26, contra 23 do Libolo, a equipa visitante conseguiu uma parcial de 27-24, fixando o resultado ao cabo do terceiro período em 61-70, a favor dos forasteiros. Nesta etapa, há a destacar a excelente recuperação da turma militar que em poucos minutos liderou o placard (56-57). No derradeiro quarto, com uma defesa pressionante, o Libolo conseguiu uma parcial de 26-24, fixando o resultado final em 96-85.

Felizardo Ambrósio, poste da formação militar, foi o rei dos ressaltos, com 11 (7/4), contra sete do Reggie Moore e Simão Santos. “Milller” Felizardo como é conhecido nas lides da “bola ao cesto” teve 19 de valorização, ao passo que o cabo-verdiano, Mário Correia, conseguiu 29. O árbitro Osvaldo Neto mostrou-se em determinadas etapas do desafio bastante inseguro nas suas decisões, ao contrário dos seus companheiros Domingos Simão e Fernando Pacheco “Baganha”.

Ainda ontem, no adeus à fase de Grupos, o Interclube perdeu em casa, frente ao ASA, por 69-79, ao passo que os petrolíferos da capital conseguiram terminar com um triunfo, diante do Sporting de Cabinda, por 87-55. O Libolo ocupou o primeiro lugar, com dez pontos, seguido do 1º de Agosto, com oito, os mesmos pontos que o Interclube, no terceiro lugar. O Petro ficou em quarto, com sete pontos. A “Final Four” arranca no dia 29 do mês em curso.

Ficha técnica

Pavilhão do Codenm: Completamente lotado
Arbitragem: Domingos Simão, Fernando Pacheco “Baganha” e Osvaldo Neto.
1º de Agosto: Filipe Abraão (0), Armando Costa (7), Adilson Baza (3), Mário Correia (16), Joaquim Gomes “kikas” (20), Felizardo Ambrósio (2), Vladimir Ricardino (0), Helder Ortet (0), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (5), Miguel Lutonda (12), Karton Mim´s (5).
Treinador: Luís Magalhães

Recreativo do Libolo: Domingos Bonifácio (16), Olímpio Cipriano (20), Francisco Sousa (0), Edson Ndoniema (5), Mayzer Alexandre (4), Abdel Moussa Bouckar (6), Simão Santos (9), Leonel Paulo (13), Abdel Gomes (0), Reggie Moore (21), Feliciano Camacho (0), Milton Barros (2).
Treinador: Raul Duarte

Mrcha do marcador : 14-27, 37-43, 61-70, 85-96

Magalhães atribui derrota
à falta de organização do clube

Num autêntico desabafo, o português ao serviço da equipa do 1º de Agosto, Luís Magalhães, atribuiu mais um desaire, frente ao Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, à falta de organização do clube rubro e negro. “Há muitas coisas que não estão a funcionar em pleno dentro do clube. O clube tem que se organizar, os atletas, os treinadores têm que trabalhar cada vez, no sentido de voltarmos às vitórias”, desabafou o técnico luso. Luís Magalhães deu os parabéns ao Liboilo, por ter sido a melhor equipa em todos os aspectos. “Penso que foi uma vitória merecido, porque o Libolo esteve bem em todos os aspectos”, disse o técnico militar visivelmente entristecido devido a mais um desaire.

Raul Duarte
“Foi uma vitória justa”

Por seu turno, o técnico principal do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, Raul Duarte, considerou o triunfo da sua equipa como sendo justa. “Penso que foi uma boa partida de basquetebol. A vitória da minha equipa acaba por ser justa por aquilo que fizemos ao longo dos 48 minutos. Temos que continuar a trabalhar, acabou a fase de Grupos e temos que pensar já na partida da primeira-“mão” da Taça de Angola que acontece já na próxima terça-feira”, asseverou o técnico angolano.

Reggie e Olímpio
brilham

O norte-americano, Reggie Moore, extremo porte, e o internacional angolano, Olímpio Cipriano, extremo base, brilharam, ontem, na vitória do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo, frente ao 1º de Agosto, por 96-85. Reggie Moore foi o cestinha da partida, com21 pontos, e teve 34 de valorização, ao passo que Olímpio Cipriano, que conseguiu acabar com a onda de más exibições no Pavilhão do Codenm, contribui com 20 pontos, e obteve 22 de valorização. Domingos Bonifácio, do Libolo, foi outro atleta que esteve em destaque. Já na formação militar Joaquim Gomes “Kikas”, Mário Correia, Felizardo Ambrósio e Miguel Lutonda foram os mais inconformados, com 20, 16, 15 e 12 pontos, respectivamente. MC