Africa Basquetebol

10 março 2011

ANGOLA : Quartos da Taça sem surpresas


A formação do 1º de Agosto está a uma vitória das meias-finais da 33ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos mercê do triunfo ontem, no Pavilhão do Codenm, sobre o ASA, por 78-58, em partida a contar para a primeira-mão dos quartos-de-final da referida competição.

Apesar de ter perdido o desafio, a formação aviadora conseguiu terminar o quarto inicial com uma vantagem de dois pontos (18-16).
No segundo período, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) melhorou significativamente a sua defesa e conseguiu dar a volta ao resultado, vencendo por um parcial de 22-13, o que perfez 31-38 ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor da equipa rubro e negra.

Com o norte-americano Robert Porter em quadra, uma das aquisições do conjunto aviador, liderado pelo técnico Carlos António Dinis, a formação do ASA chegou a equilibrar em algumas etapas do terceiro quarto. Nesta etapa, os militares voltaram a superiorizar-se, tendo terminado com uma vantegem de 11 pontos (45-56). Sem uma das principais estrelas, Carlos Almeida, por opção técnica, os militares que vão a busca da Taça de Angola tiveram em Joaquim Gomes “Kikas” o verdadeiro abono da família.

O Internacional angolano, em 38 minutos e 58 segundos anotou 18 pontos, para além dos nove ressaltos (7/2). No ASA, Cristóvão Oliveira, com 12 pontos esteve em destaque, seguido do norte-americano Robert Porter, que contribui com 10. A segunda-mão dos quartos-de-final da edição número 33 da segunda maior competição a nível da “bola ao cesto” disputa-se amanhã, sexta-feira, dia 11.

Petro e Libolo
cumprem calendário

Tal como o 1º de Agosto, as formação do Petro de Luanda e do Recreativo do Libolo não deram qualquer facilidade aos seus adversários, conseguindo triunfos que os lança praticamente para as meias-finais da 33ª edição da Taça de Angola. O representante da vila de Calulo, no caso, o Libolo, detentor do ceptro, recebeu e venceu no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Clube Desportivo da Universidade Lusíada, por expressivos 88-55, um prélio onde o extremo base Feliciano Camacho esteve em destaque ao anotar 23 pontos, sendo por isso, o cestinha do desafio.

Na Lusíada, André Miguém destacou-se entre os demais, com 19 pontos. Por sua vez, os petrolíferos da capital bateram no Pavilhão Principal da Cidadela, a formação do Santos Futebol Clube, por 94-58. Na outra partida do destaque dos quartos-de-final, o Grupo Desportivo Interclube recebeu e venceu no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Sporting de Cabinda, por escassos dois pontos de diferença (79-77).

Ponto de ordem!

Melo Clemente

Depois do início da temporada 2010/2011 a nível da “bola ao cesto” ter sido marcada pela greve dos homens do apito que clamavam pela melhoria dos seus subsídios, facto que manchou o préstigio granjeado pelo basquetebol angolano ao longo de duas décadas e meia, ontem, a modalidade mais titulada do país a par do andebol feminino, foi mais uma vez assolado por um caso suigeneris.

Ao contrário do que aconselham as normas, ou se quizermos, as regras do organismo que tutela a modalidade no mundo, no caso, a Fiba-Mundo, a partida que envolveu ontem as formações do ASA e do 1º de Agosto, referente à primeira-mão dos quartos-de-final da Taça de Angola, por sinal, a segunda maior competição do país, foi ajuízada por apenas um árbitro, ao contrário dos habituais três. Dos três árbitros nomeados pelo Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol, designadamente Iracelmo Pinto, Ventura Benjamim e Domingos Simão, apenas este último compareceu ao Pavilhão do Codenm.

E como a regra diz que uma partida de basquetebol não pode ser adiada por ausência de árbitros, cabendo aos capitães das duas equipas apitarem o jogo, a partida de ontem foi jogada com a presença de Domingos Simão, no quarto inicial. Entretanto, alguns experts consideram estar ultrapassada a regra acima referida pelo que, aconselham a FAB a rever a regra relacionada com os homens do apito, porque de facto, não se compreende que uma competição como a Taça de Angola, numa das suas partidas seja ajuízada apenas por um árbitro.

António Camana, árbitro de primeira nacional, foi chamado de urgência para auxiliar Domingos Simão que apitou todo o primeiro período sozinho. O Jornal dos Desportos apurou que um dos motivos que esteve na base da ausência dos dois juízes deve-se ao facto das nomeações serem feitas a escassas horas do desafio.

Nuno Teixeira, ele que foi o comissário do desafio prometeu apurar nos próximos dias os motivos que estiveram na base da ausência dos árbitros Iracelmo Pinto e Valentim Benjamim. E caso sejam encontrados os culpados serão punidos severamente. Que assim seja para o bem da modalidade.

Ficha técnica
Pavilhão do Codenm: com pouco público
Arbitragem: Domingos Simão e António Camana

ASA: Fernando Albano (0), Robert Porter (10), Victor Muzadi (4), Eduardo Ferreira (4), Emanuel António (3), Cardoso Casimiro (6), Wilson Carvalho (9), Nivaldo Nsumbo (2), Francisco Horácio (5), Afonso Rodrigues (3), Francisco Gonçalves (0) e Cristóvão Oliveira (12).
Treinador: Carlos Dinis

1º de Agosto: Filipe Abraão (4), Armando Costa (0), Adilson Baza (5), Mário Correia (11), Joaquim Gomes “Kikas” (18), Felizardo Ambrósio (11), Vladimir Ricardino (0), Hélder Ortet (0), Adolfo Quimbamba (7), Miguel Lutonda (9), Karton Mims (9), Hermenegildo Santos (4).
Treinador: Luís Magalhães Marcha do marcador: 18-16, 31-38, 45-56, 58-78.

4 Comments:

  • Generally speaking, there are several main techniques made use of by data mining software:
    clustering, distinction, regression and association approaches.
    The more vulnerable the global economy looks, the greater the demand for gold and
    silver. Once the timeframe reaches 0 to X minutes, the star
    is about to land.

    By Anonymous Anónimo, at 24/3/13 18:50  

  • In many cases, a person will reach a point where they desperately seek relief and solutions for their issues.
    Andrews allegedly sold apartments of for a non-existent Turkish Mediterranean
    resort in partnership with his brother Nigel and sister-in-law
    Margaret. Katz helps clients find relief from the pain
    without resorting to medications or invasive
    procedures. If the other driver makes any admissions of
    fault, write those down as well. You must be introduced with a display screen with several alternatives one particular of which will be
    safe mode with networking.

    My weblog: Clingmans Dome

    By Anonymous Anónimo, at 8/4/13 23:04  

  • One of her most popular products are her organic vegetable seedlings, especially the tomatoes, which are
    cool-weather varieties that do well on California's foggy Central Coast. In addition, fertilizer restores to the soil nutrients that are absorbed by years of growing the same vegetable plants in the same location. Subtle gardening themes act upon the subconscious, and merely give the observer a pleasant feeling.

    Look into my page inflection

    By Anonymous Anónimo, at 12/4/13 09:26  

  • These were referred to as Linotype and Intertype machines.
    As a matter of fact, there are some news stories that have made such a strong impact on the society that some of them have even won accolades.
    They also tend to endear themselves to populations in times of severe
    duress and hardship by well funded relief efforts and other charitable initiatives, which make them look incredibly social
    compared to corrupted governments. But Punjabi news paper has the upper
    hand because almost population speaks Punjabi, the official language of Punjab.
    Newspapers internationally are becoming more than ever like a television network providing current breaking news stories.


    Take a look at my weblog ... click here

    By Anonymous Anónimo, at 14/4/13 03:28  

Enviar um comentário

<< Home