Africa Basquetebol

20 novembro 2010

ANGOLA : Árbitros forçam adiamento do início da época

O arranque da época basquetebolista 2011, prevista inicialmente para hoje, com a disputa daSupertaça Vladimiro Romero entre as equipas do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, está comprometido, por indisponibilidade dos árbitros. Estes manifestam-se indisponíveis em virtude dos prémios em falta referentes ao ano 2010. Membros da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJBA) estiveram reunidos quinta-feira, em Luanda, para abordar questões inerentes à premiação da última temporada desportiva e planificar a sua actividade para a época 2011.

O porta-voz do encontro, o árbitro Horácio Macedo, disse à Angop, no final do encontro, que os associados decidiram não ajuizar as partidas enquanto a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não pagar os prémios referentes aos campeonatos nacionais de juniores, seniores masculino e feminino, bem como o torneio Março Mulher. Fez saber que do documento produzido no encontro de quinta-feira, constam, para além do pagamento dos prémios em atraso, a melhoria de algumas condições, e terá sido entregue ontem à direcção da Federação Angolana de Basquetebol.

Participaram no encontro, que teve a duração de três horas, 35 membros, entre árbitros de categoria nacional e internacional, bem como comissários de jogo e foi orientado pelo seu presidente, o árbitro internacional Carlos Júlio. Os juízes nacionais ganham por cada jogo nove mil kwanzas, na primeira e segunda fase do campeonato, e 18 mil na terceira e última etapa da prova. No último campeonato nacional a competição teve um interregno de duas semanas na segunda fase devido à falta de pagamento aos árbitros.