Africa Basquetebol

26 novembro 2010

ANGOLA : 1º de Agosto revalida Supertaça Vlademiro Romero


Ao vencer esta noite, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, o Recreativo do Libolo por 77-66, a equipa sénior masculina do 1º de Agosto, em basquetebol, revalidou o troféu da Supertaça Vlademiro Romero, após vantagem de 41-16 ao intervalo.

Com este resultado, os "militares" conquistaram o primeiro troféu da época 2010/2011, numa temporada em que vai disputar ainda o Campeonato Nacional e a Taça de Angola.
As duas equipas demoraram para "entrar" no jogo e nos primeiros três minutos o público ainda não tinha festejado qualquer ponto. Depois de três minutos e 15 segundos Carlos Almeida colocou o 1º de Agosto em vantagem (2-0).
Seguiram-se alguns minutos equilibrados, até que os "militares" assumirem as rédeas do jogo.
Com uma percentagem muito baixa nos lançamentos dos três pontos, se não mesmo nula (0/5), o 1º de Agosto apostou no jogo interior onde Ambrósio e Kikas, irrepreensíveis, "carregaram" a equipa para uma vantagem de sete pontos no final do primeiro período (15-08).

No segundo quarto, quando se esperava por uma reacção do Libolo, os pupilos de Luís Magalhães aceleraram e foram ampliando a vantagem de minuto a minuto. A desinspiração de Olímpio Cipriano (4 pontos e nenhuma assistência), principal referência da equipa do Kwanza Sul, parecia ter afectado o colectivo que não conseguia mostrar resistência aos campeões nacionais.

Com um ritmo impressionante, surpreendente para o princípio de época, o 1º de Agosto atingiu os 25 pontos de diferença, fixando o resultado ao intervalo em 41-16 a seu favor.

Na segunda parte, quando o encontro parecia perder o interesse, a história foi diferente, o Libolo relançou o jogo e foi reduzindo paulatinamente a desvantagem. Os "militares" encontraram inúmeras dificuldades para transpor a defesa zona, que combinava com homem a homem com pressão, e num ápice a equipa de Raúl Duarte perdia apenas por 11 pontos no final do terceiro quarto (57-46). Cipriano, que estava "apagado", já era um dos melhores marcadores do encontro com 13 pontos, coadjuvado põe Leonel Paulo (11).

O quarto decisivo foi o mais equilibrado, o Libolo procurava superar a desvantagem, mas o 1º de Agosto, mais experiente, conseguia manter a vantagem, num período em que o cansaço físico se apoderou dos jogadores. Num final sem história, o 1º de Agosto venceu por 77-66.
Com arbitragem de Fernando Pacheco, Carlos Júlio e António Bernardo, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Filipe Abraão (08), Adilson Baza (00), Mário Correia (04), Kikas Gomes (22), Felizardo Ambrósio (17), Vlademir Ricardino (04), Adolfo Quimbamba (00), Carlos Almeida (07), Miguel Lutonda (05), Karlton Mims (10), Hermenegildo Santos (00), Islando Manuel (00).

Treinador: Luís Magalhães

Libolo: Domingos Bonifácio (11), Olímpio Cipriano (19), Mayzer Alexandre (00), Abdel Bouckar (02), Simão Santos (05), Leonel Paulo (12), Manuel Mariano (00), Abdel Gomes (00), Reggie Moore (15), Feliciano Camacho (00), Milton Barros (02), Edgar Chocolate (00).

Treinador: Raúl Duarte

1 Comments:

  • Ola!

    Parabéns pelo blog, muito organizado e informativo! Gostaria de saber de tens mais fotos da recepção da super taça vladimiro romero?

    By Anonymous Anónimo, at 2/5/12 09:19  

Enviar um comentário

<< Home