Africa Basquetebol

24 novembro 2010

ANGOLA : Federação e árbitros astão perto de um acordo


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA) estão próximo do consenso, em virtude do órgão reitor da modalidade no país ter prometido liquidar até hoje, quarta-feira, as dívidas que tem para com os homens do apito, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto do porta-voz da comissão de árbitros, Horácio Macedo.

Depois de na última sexta-feira a direcção da FAB apenas ter feito o pagamento de 60 por cento da sua dívida, o que fez com a época desportiva 2010 não arrancasse por os homens do apito exigirem o pagamento na totalidade, o órgão reitor da modalidade decidiu convocar, na última segunda-feira, a comissão dos árbitros.

Durante o encontro, que decorreu numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol, no Complexo Desportivo da Cidadela, em Luanda, e que teve a duração de aproximadamente três horas, a direcção da FAB, na pessoa do Chefe do Gabinete Técnico e de Formação, António Celestino Sofrimento Manuel, prometeu aos árbitros o pagamento da dívida na sua totalidade até hoje, quarta-feira, dia 24 de Novembro.

Em declarações ao Jornal dos Desportos o porta-voz da comissão de árbitros, Horácio Macedo, afirmou que o encontro foi bastante produtivo, já que foram tomadas decisões que vão permitir ultrapassar a crise que se instalou na modalidade no último fim-de-semana.

“É conversando que as pessoas se entendem. De facto, nós, comissão de árbitros, e a direcção da Federação Angolana de Basquetebol estivemos reunidos na última segunda-feira e recebemos a garantia do órgão reitor da modalidade, na pessoa do senhor Tony Sofrimento, de que até hoje, quarta-feira, serão pagas as dívidas na totalidade”, afirmou Horácio Macedo que regressou à actividade na temporada passada, depois de se ter afastado por alguns anos da arbitragem.

A abertura da temporada a nível da “bola ao cesto” estava inicialmente marcada para o passado dia 20, com a disputa da Supertaça Wlademiro Romero, entre as equipas seniores masculinas do 1º de Agosto, campeão nacional em título, e o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, vencedor da Taça de Angola. A partida não se realizou em virtude dos homens do apito se terem se recusado a apitar, devido às dívidas que o órgão reitor contraiu na temporada passada.

Época desportiva pode abrir amanhã


A temporada basquetebolística 2010 pode abrir oficialmente amanhã, quinta-feira, a partir das 18h00, com a disputa da XVI edição da Supertaça Wlademiro Romero, envolvendo as formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, segundo apurou o Jornal dos Desportos. De acordo com Horácio Macedo, os seus filiados estão dispostos a arrancar com a temporada basquetebolística desde que a direcção da FAB honre os seus compromissos.

“Penso que a bola está do lado da federação. Se pagarem hoje, a época desportiva pode abrir amanhã, porque nós estamos preparados”, asseverou o porta-voz da comissão de árbitros. Segundo apurámos, o órgão reitor da modalidade tenciona fazer disputar a Supertaça amanhã, quinta-feira, porque o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, BAI Basket, tem o seu arranque marcado para sexta-feira, dia 26. MC

Interclube quer manter
o ciclo de vitórias na Taça

A formação do Grupo Desportivo Interclube despede-se hoje da fase preliminar da Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol em seniores femininos, prova que decorre em Bizerte, Tunísia, quando defrontar a equipa do Arc-en-Ciel da República Democrática do Congo, para o encerramento do Grupo A. As polícias, comandadas tecnicamente por Apolinário Paquete, tencionam manter o ciclo de vitórias.

Apesar de ter assegurado a passagem para a outra fase, a formação do Interclube quer manter o ciclo de vitórias, factor que seguramente vai galvanizar o conjunto angolano para os embates que se avizinham. Em três partidas disputadas, a formação da Polícia, orientada superiormente pelo técnico angolano, Apolinário Paquete, amealhou igual número de vitórias, sendo nesta altura a única equipa do Grupo A que ainda não conheceu o sabor amargo da derrota.

Ontem, para o Grupo A, o Arc-en-Ciel da República Democrática do Congo derrotou a formação do BBCM do Madagáscar, por 84-73.Ainda para o mesmo grupo jogaram CSFB da Tunísia-Club Sportif da Côte d`Ivoire mas, até ao fecho da nossa edição, desconhecíamos o resultado final. O mesmo se pode dizer das partidas do grupo B, entre o Desportivo de Maputo-INJS Basketball dos Camarões e First Bank da Nigéria-SLBC do Senegal.