Africa Basquetebol

08 abril 2010

ANGOLA : Militares e petrolíferos projectam Taça de Angola

1º de Agosto e Petro de Luanda projectam os quartos-de-final da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos.
Militares e petrolíferos tiveram, de 2 a 4 deste mês, uma oportunidade para explorar as suas potencialidades, durante a Supertaça Compal, que envolveu as equipas do Olhanse e Benfica de Portugal e foi ganha por esta última.

A equipa treinada por Luís Magalhães prepara com todos os cuidados a recepção do Desportivo da Huíla, formação nitidamente inferior ao Clube Central das Forças Armadas Angolanas, pelo que o triunfo não deve escapar aos detentores do ceptro.Já os petrolíferos da capital, que decepcionaram na Supertaça Compal, particularmente no prélio frente ao Sport Lisboa e Benfica, onde foram copiosamente batidos por 87-52, recebem no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Grupo Desportivo Interclube, num confronto que se prevê bastante difícil para os dois contendores.

Alberto Babo, português ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda, que reconheceu o fracasso da sua equipa na primeira edição da Supertaça Compal, afirmou que a sua formação vai aparecer com outra postura, quer na Taça de Angola quer no Campeonato Nacional, já que tenciona conquistar as duas provas.

Em Cabinda, o Promade recebe no Pavilhão do Cabassango o Recreativo do Libolo, numa partida aguardada com bastante expectativa, a julgar pelos últimos resultados que a equipa da província mais ao Norte do país obteve frente ao representante da vila de Calulo.Os pupilos de José Carlos Guimarães venceram em duas ocasiões (72-69 e 72-67 respectivamente) o Recreativo do Libolo para o Campeonato Nacional.

Na outra partida, a Universidade Lusíada mede forças com o Atlético Sport Aviação ASA, no Pavilhão 28 de Fevereiro, às 16h00.Os confrontos da primeira-mão dos quartos-de-final da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos disputam-se terça-feira, dia 13, e os da segunda-mão, a sexta-feira, 16.Esta é a XXXII edição da Taça de Angola, a segunda maior competição de basquetebol do país.

II Edição da Supertaça Compal
pode ser no Pavilhão Atlântico


Mário Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, fez um balanço "extremamente positivo" da Supertaça Compal, por si idealizada, e que juntou os campeões e vencedores das Taças de Portugal e Angola em Luanda. Além da boa afluência de público aos jogos, "atendendo à época de Páscoa", algumas iniciativas, como "os clínics de treinadores e árbitros e o Compal Air 3x3, que se realizou nas imediações do Pavilhão da Cidadela e movimentou algumas centenas de crianças", mereceram-lhe destaque. Mário Saldanha já pensa na edição que se vai realizar em Portugal.

"Estou feliz com a iniciativa e com força para no próximo ano poder realizá-la entre nós", afirmou. "O FC Porto já está apurado, como vencedor da Taça de Portugal, e vamos aguardar para saber quais serão as outras equipas”, disse, acrescentando que o local da segunda edição "depende das equipas apuradas".

"Queríamos levar a prova para o Pavilhão Atlântico", confessou.Mário Saldanha concordou, ainda, com Henrique Vieira e Mário Leite, treinadores de Benfica e Ovarense, que criticaram a data por ser bastante próxima do início dos "play-off" em Portugal."Esta é uma prova que nasceu agora e não estava na calendarização. Na próxima época, já estará e não será na altura da Páscoa", afirmou.

FAB prepara Jogo das Estrelas

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) está a trabalhar para que o Jogo das Estrelas, denominado "Movicel All Star Game"marcado para amanhã e sábado, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, seja um sucesso, apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte ligada à sua direcção.

As formações do 1º de Agosto e Petro de Luanda foram as que mais atletas forneceram, com nove cada.Na ocasião, vai realizar-se ainda uma partida entre antigos atletas dos dois emblemas, além dos concursos de smashes e triplos.Eduardo Mingas, Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Leonel Paulo Milton Barros, Carlos Morais, Armando Costa, Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio, Luís Costa, Reggie Moore, Mário Correia, Vladimir Ricardino, Joaquim Gomes "Kikas", entre outros, são jogadores no activo que vão brilhar no Jogo das Estrelas.

Na lista dos ex-praticantes, os destaques vão para Paulo Macedo, Jean-Jacques da Conceição, Gustavo da Conceição, Adriano Baião, Eurico Araújo "Boneco", Sidrack da Conceição, Herlamder Coimbra, Afonso Silva, Sílvio Lemos, Ângelo Victoriano, Manuel de Sousa "Necas", Tó Ventura, Benjamim Romano, Benjamim Avô, Mário Belarmino, Gerson Betel, José Neto, Justino Victorino, Edmar Victoriano "Baduna", Diogo João, Honorato Trosso, Victor de Carvalho, entre outros.