Africa Basquetebol

04 abril 2010

ANGOLA : Angolanos no "pódio" dos ressaltadores do torneio Compal

Luanda- Os postes Miguel Kiala, do Petro de Luanda, e Felizardo Ambrósio, do 1º de Agosto, co-lideram (com 11) a lista de melhores ressaltadores do torneio internacional de basquetebol denominado Supertaça Compal, que termina esta noite, no pavilhão da Cidadela, com a disputa da terceira jornada.

A terceira posição é ocupada por Joaquim Gomes “Kikas com 10 ressaltos, o que transparece haver rapidez, capacidade de impulsão e mobilidade dos postes nacionais, embora apresentem uma estatura ligeiramente mais baixa em relação aos das equipas portuguesas do Benfica e Ovarense.

De acordo com a estatística das duas jornadas, o domínio dos atletas do d’Agosto e Petro de Luanda estende-se aos tampões, onde Francisco Jordão comanda com três, seguido de Miguel Kiala com dois. Felizardo Ambrósio, Kikas Gomes e André Pinto, este último do Ovarense, têm um tampão cada numa lista de cinco atletas.

O capítulo das assistências é igualmente comandado por um atleta local (Curtis Terry do Petro com oito), ao passo que na pontuação Miguel Lutonda aparece na segunda posição com 25 cestos convertidos.

O jogador do Ovarense John Waller é o melhor cestinha com 36 pontos e o seu colega de equipa Miguel Miranda o terceiro com 22.

Já o quadro das assistências é completo por Miguel Miranda (7) e o “benfiquista” Sérgio Ramos com seis.

Hoje defrontam-se, a partir das 17:00, Petro de Luanda-Ovarense e duas horas mais tarde 1º de Agosto e Benfica disputam o troféu.