Africa Basquetebol

05 abril 2010

ANGOLA : Antigas Estrelas angolanas homenageadas pelos portugueses

Luanda - Jean Jacques da Conceição e José Carlos Guimarães, antigas estrelas da selecção nacional sénior masculina de basquetebol, foram homenageados esta noite, em Luanda, pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).
O acto aconteceu minutos antes da partida entre o 1º de Agosto e o Sport Lisboa e Benfica para a terceira jornada da primeira edição da Super Taça Compal, que domingo terminou na capital angolana.
As duas lendas do basquetebol foram bastante aplaudidas pelos presentes no pavilhão principal da Cidadela, onde Jean Jacques, visivelmente emocionado, lagrimou antes de receber o troféu.
A homenagem a duas figuras emblemáticas do basquetebol angolano deve-se ao seu contributo dado em prol do basquetebol português, onde representaram vários emblemas.
Os dois receberam das mãos do presidente da federação portuguesa de basquetebol, Mário Saldanha, dois troféus banhados em ouro.
Em Portugal Jean Jacques venceu dez campeonatos nacionais, dos quais sete pelo Sport Lisboa e Benfica e três pela Portugal Telecom nas temporadas 2000,2001 e 2003.
O antigo poste do cinco nacional tem ainda no seu palmarés sete taças de Portugal, das quais cinco pelo Sport Lisboa e Benfica e duas pela Portugal Telecom nos anos 2000,2001 e 2002.
Quanto à super taças, Jean Jacques possui cinco títulos, sendo quatro ao serviço do Sport Lisboa e Benfica e um pela Portugal Telecom.
Por seu turno, José Carlos Guimarães pelo tempo que esteve em terra lusa venceu sete campeonatos nacionais, três taças de Portugal, sendo duas ao serviço do Benfica e uma pelo FC do Porto.

Tem ainda duas super taças e igual número de taças da liga. Neste domingo, o extremo Simão Santos também foi homenageado pela equipa de Ovarense, pelos anos que militou naquela formação portuguesa.

Actualmente Simão Santos representa a formação do Atlético Sport Aviação (ASA).
Jean Jacques ocupa a função de vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), enquanto José Carlos Guimarães exerce os cargos de treinador principal da equipa do Promade de Cabinda e seleccionador nacional sub-23.