Africa Basquetebol

17 dezembro 2008

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL DE BASKETEBOL: A final esperada!


SE havia dúvidas em relação aos finalistas da Liga Nacional de Basquetebol, em seniores masculinos-Vodacom, essas ficaram dissipadas na noite de segunda-feira com o Ferroviário de Maputo e Maxaquene a mostraram um gritante domínio sobre o Costa do Sol e Desportivo, respectivamente, em desafios das meias-finais.

Aquelas equipas, que haviam demonstrado solidez na primeira fase, deveriam ter disputado os “play-off” à melhor de três partidas, mas acabaram em apenas duas, porque tanto o Maxaquene como o Ferroviário encurtaram a distância, vencendo os dois primeiros encontros e não sobrando espaço para a realização da terceira, segundo o regulamento da prova.

O Ferroviário e Maxaquene, primeiro e segundo classificados, da fase de grupos, eram então apontados não só como favoritos a transitar para a final, mas também a conseguirem fazê-lo sem precisarem de recorrer ao terceiro embate. Mas eram só prognósticos. Até porque na fase de grupos, o Maxaquene e o Ferroviário haviam perdido frente ao Desportivo e Costa do Sol, respectivamente.

Contudo, fazendo uma análise pormenorizada da prestação do Ferroviário, Maxaquene, Desportivo e Costa do Sol, a balança pendia a favor das duas primeiras equipas, mesmo tendo perdido na fase de grupos. Afinal ambos os conjuntos haviam exibido um básquete mais elaborado, um leque de jogadores mais apurados, sobretudo do ponto de vista técnico-táctico.

Os dois jogos realizados domingo e segunda-feira vieram a confirmar isso mesmo. O Ferroviário e Maxaquene sem precisarem de se esforçar muito, passaram com distinção sobre Costa do Sol e Desportivo, que não tiveram argumentos para travar a maior clarividência dos “locomotivas” e “tricolores”.

No primeiro jogo, o Ferroviário venceu o Costa do Sol, por 66-61, enquanto o Maxaquene batia o Desportivo, por 78-57. No segundo embate, aquele que era do tudo ou nada para os “alvi-negros” e “canarinhos”, estes voltaram a não ter pernas para resistir ao poderio de “tricolores” e “locomotivas”.
O Maxaquene venceu o Desportivo, por 81-61, enquanto o Ferroviário derrotava o Costa do Sol, por 75-57. As diferenças pontuais foram ainda maiores e mais convincentes, facto que demonstra que o Ferroviário e o Maxaquene fizeram por merecer. A presença na final da maior prova de bola-ao-cesto em masculinos, a ter lugar na sexta-feira, encaixa-lhes perfeitamente. Ver-se-á agora qual das duas conquistará o “canecão”.