Africa Basquetebol

04 junho 2008

CABO VERDE : Selecção de basquetebol pede apoio para lutar por Pequim

Para realizar o difícil sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, na China, a selecção crioula pretende fazer uma preparação especial antes de embarcar para o Torneio Pré-Olímpico da Grécia, a ser realizado na segunda quinzena de Julho. Mas a viabilidade do estágio depende do apoio do governo, pois os 2500 contos, cedidos pela DGD, angariados até o momento são, na opinião dos dirigentes da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, insuficientes.

Os detalhes do plano preparatório já são conhecidos. No dia 20 de Junho, os jogadores e comissão técnica se concentrariam na cidade da Praia para uma primeira fase de treinamentos. Está previsto também um torneio internacional que, de acordo com Filomeno Costa, secretário-geral da federação, deveria contar com a selecção de Senegal e um misto da Praia.

No início de Julho, a selecção embarcaria para a França, onde participaria de uma nova prova, entre 05 a 10 do próximo mês. De lá, os cabo-verdianos seguiriam para a Grécia para enfrentar a Nova Zelândia e a Alemanha na primeira fase do torneio classificatório. O presidente da federação, Kitana Cabral, disse que patrocinadores e o governo custeariam o processo de estágio. Hoje, 04, os dirigentes da entidade têm agendado um encontro com o primeiro-ministro, José Maria Neves, para pedir mais verbas.

Kitana Cabral não confirma a participação de Cabo Verde no Pré-Olímpico. De acordo com ele, o não comparecimento no campeonato implicaria sanções para o basquetebol nacional, entre elas o pagamento de uma multa de 30 mil dólares e a suspensão de Cabo Vrede das actividades organizadas pela FIBA no período de dois anos.