Africa Basquetebol

31 maio 2008

ANGOLA : Petro de Luanda mantém crença no título nacional

Campeões nacionais venceram ontem com dificuldades aviadores por 81-86

Hélder Jeremias

O Atlético Petróleos de Luanda mantém a esperança na conquista do título da XXX edição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino. Ao somar ontem à noite dez pontos, mercê da vitória por 81-62 diante do Atlético Sport Aviação (ASA), em jogo da primeira jornada da terceira volta da “Final Four”, os petrolíferos levam em cada jogo a “doutrina” segundo a qual enquanto houver campeonato tudo é possível. Na partida de ontem, a equipa do Eixo-Viário foi obrigada a utilizar todos os meios ao seu alcance para contrapor o caudal ofensivo da equipa do aeroporto, dado o excelente momento que os pupilos de Carlos Diniz atravessam, tanto do ponto de vista técnico como táctico. Diante de uma situação que, à princípio, colocaria em causa o percurso dos petrolíferos, e, consequentemente, relançaria a formação do 1º de Agosto ao estatuto de campeão antecipado, Alberto de Carvalho teve de “fazer das tripas coração”, quando a equipa adversária mostrava-se um autêntico “osso duro de roer”.No período inicial o Petro mostrou a superioridade que lhe é característica, porém, decorridos sete minutos, o ASA passou a acreditar mais em si e deu corpo ao seu jogo ofensivo, restabelecendo o equilíbrio no primeiro e segundo quartos, com os resultados a cifrarem-se em 25- 22 e 40-35, a favor dos tricolores. O terceiro tempo foi um autêntico calvário para o Petro de Luanda, diante de um ASA bastante aguerrido, desferindo duros golpes à defensiva petrolífera com a bela exibição de Idelfino Quiteculo, obrigando o técnico “Ginguba” a fazer alterações no plantel, que resultaram na engrenagem do grupo que acabou por vencer os dois quartos subsequentes por 58-54 e 81-62.Na outra partida da noite, o 1º de Agosto confirmou o favoritismo e mantém-se no topo da tabela classificativa com catorze pontos, após vencer ontem no seu “habitat” o Promade de Cabinda por 86-67. Por seu turno, o Interclube, que ocupa a terceira posição, derrotou a Universidade Lusíada por 90-79.Hoje os confrontos opõem o Sporting de Luanda ao ASA, às 15 horas no Rio Seco, e o Desportivo da Huíla ao Interclube, às 19 horas no pavilhão de Nossa Senhora do Monte. FAB suspende técnicos A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) suspendeu os técnicos Ângelo Victoriano, adjunto na equipa técnica do 1º de Agosto, e José Carlos Guimarães, técnico principal do Promade de Cabinda, por factos que lhes são imputados nos relatórios apresentados pelos respectivos comissários aos jogos. Segundo o comunicado da FAB, os técnicos ficam suspensos enquanto decorrerem os inquéritos.

Carlos Diniz (ASA)

O timoneiro da turma aviadora não escondeu que teria grande prazer em voltar a vencer a formação do “Eixo-Viário”, contudo foi claro em dizer que jogar com o Petro é sempre muito difícil, dado o nível competitivo daquele clube. “Sabe que nós somos apenas a quarta melhor equipa do Campeonato Nacional e não podemos esperar muito diante de equipas de maior gabarito, estamos a trabalhar para impor o nosso valor e vamos para todos os jogos com o pensamento na vitória”, declarou.

Alberto “Ginguba” (Petro)

No final da partida, o técnico do Petro de Luanda, não obstante ter reconhecido a fraca actuação da sua equipa, disse que foi dado mais um passo no cumprimento dos objectivos do clube, que passam pelas vitórias nos jogos que tem pela frente rumo à conquista do título. “Realmente entrámos mal no jogo, tivemos algumas oscilações e só no fim a equipa se reencontrou, contudo, está concretizado mais um passo e daqui para frente vamos trabalhar para termos o maior número de vitórias possíveis”, disse.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, primeira jornada da terceira volta da “Final Four” do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino entre o Petro de Luanda e o Atlético Sport Aviação (ASA).Com pouco público e sob a arbitragem de Domingos Simão, António Bernardo e Wilson Boaventura, as equipas alinharam da seguinte forma: Petro de Luanda: Eduardo Mingas(17), Luís Costa (15), Carlos Morais(17), Fernando Albano(3), Leonel Paulo(9), Shannon Croocks(9), Francisco Horácio(0), Milton Barros(0), Domingos Bonifácio(0), Joaquim Xavier(2), Victor Muzadi(9).Técnicos: Carlos Alberto/Artur Barros Atlético Sport Aviação (ASA): Wilson da Mata(3), Carlos Quibato(0), Filipe Abaão(11), Edmundo Ventura(0), Wilson de Carvalho(5), Adolfo Quimbata(9), Afonso Rodrigues(11), Francisco Gonçalves(3), Emanuel Melgaço(2), Hélder Ortet(2), Ildefonso Quiteculo(16), Cristóvão Oliveira(0)Técnicos: Carlos Diniz/Jacinto Olim Marcha do Marcador: 25-22, 40-35, 58-54 e 81-62

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home