Africa Basquetebol

18 dezembro 2007

Taça dos Campeões: Interclube junta-se ao 1º de Agosto na segunda fase

A formação do Interclube qualificou-se para a segunda fase da Taça de África dos Clubes Campeões em basquetebol sénior masculino, ao vencer hoje, no pavilhão do Tafe (Cabinda), o MBC da Guiné Conacry por 54-46 em partida da quarta jornada da competição.

Os "polícias" encontraram muitas dificuldades para ultrapassarem os guineenses bem organizados defensivamente. O jogo foi decidido nos minutos finais, com Euclides Camacho e Simão Santos em destaque.

No quarto inicial o MBC, com Soumaoro Mandi em grande plano, conseguiu contrariar o favoritismo da equipa angolana que não foi capaz de confirmar a superioridade que trazia antes do jogo. Merecidamente a formação da Guiné terminou o quarto em vantagem (15-14).

No segundo período, os guineenses conseguiram ampliar o marcador e fixaram o resultado em 26-22 ao intervalo.

Na segunda parte, os pupilos de Manuel de Sousa "Necas" aplicaram-se a fundo mas por mais que tentassem não conseguiam transpor a barreira defensiva do adversário, que em termos ofensivos contava com a inspiração de Conde Seku, marcador de 13 pontos. No final do terceiro quarto o Conjunto da Guiné continuava a frente (40-38).

No período decisivo, Necas orientou marcação pressing a Conde Seku e colocou o extremo Euclides Camacho como organizador de jogo. A nova organização táctica dos "polícias" resultou e a disputa pela triunfo tornou-se mais renhida.

A cinco minutos do fim, com o Inter a perder por 43-40, Camacho converteu um triplo para o empate e no lance seguinte o mesmo jogador volta a converter dos 6.25 metros colocando a sua equipa na liderança.

A reviravolta motivou os jogadores que conseguiram manter-se na frente até ao final do jogo.

No último minuto o MBC reduziu para dois pontos (46-48), mas o triplo de Simão Santos deitou por terra as esperanças guineenses que não conseguiu reagir ao lance terminando o desafio em desvantagem por dez pontos (56-46).

Com este resultado os "polícias" consolidam o segundo lugar no grupo A e garantem presença na fase seguinte a ser disputada em Luanda. O 1º de Agosto, líder do grupo A, também já está qualificado.

Com arbitragem de Heshame El-Hariri (Egipto) e Olughenga Omowange (Nigéria) as equipas alinharam da seguinte forma:

MBC: Aliou Mamadou (00 ), Camara Amadou (00 ), Kone Abdulaye (03 ), Conde Seku (13 ), Gueye David (02 ), Keita Mohamed (00 ), Camara Djoubaro (00 ), Soumaoro Mandi (08 ), Conde Sekou (04 ), Diack Biran (00 ), Conde Moustapha (16), Sano Oushane (00).

Treinador: Keita Lancinet
Interclube: Hélder Domingos (03 ), Simão Santos (05 ), Simão Panzo (00 ), Euclides Camacho (11 ), José Nascimento (15 ), Michel Santos (00 ), Jorge Tati ( 02), Nivaldo Nsumbo (02 ), Vicente Neto (13 ), Adilson Câmara (00 ), Lifetu Selengue (03 ), Fabrice Mokoteemapa (00 ).
Treinador: Manuel de Sousa "Necas"