Africa Basquetebol

17 dezembro 2007

Taça Campeões: Interclube e MBC disputam segundo lugar do grupo A

A formação do Interclube defronta hoje às 15h00 o MBC da Guiné Conacry em partida da penúltima jornada da primeira fase da Taça de Africa dos Clubes Campeões em basquetebol sénior masculino, grupo A, que decorre em Cabinda. A equipa vencedora assumirá o segundo lugar da série.

Com o 1º de Agosto na liderança e com jogos fáceis pela frente (APR e Aspac), as equipas do Inter e MBC, segundo e terceiro classificado respectivamente, com cinco pontos cada, jogam para o segundo lugar da série que permitirá um emparceiramento favorável tendo em conta o facto de o mesmo cruzar com o terceiro do grupo B com sede no Huambo.

Ambas precisam de mais uma vitória para garantirem a passagem à fase seguinte, mas tendo em conta os próximos adversários as duas são candidatas a acompanhar os “rubro-negros”. Em tres jogos, venceram dois e perderam um (com o 1º de Agosto).

Entretanto, o Interclube é favorito, tendo em conta o seu plantel, com destaque para os angolanos José Nascimento, Simão Panzo e o centro-africano Fabrice Mokoteemapa todos internacionais pelas suas selecções.

Acrescenta-se o facto do basquetebol angolano ser mais desenvolvido que o da Guiné, quer técnica como tacticamente.

O 1 de Agosto, já qualificado, defronta às 17h00 o APR do Rwanda, quarto classificado. Em três partidas os rwandeses somaram duas derrotas e uma vitória mas mantêm-se na luta pela qualificação.

O técnico Jaime Covilhã deverá aproveitar o desafio para dar oportunidade aos atletas menos utilizados, casos de Marques Houtmam, Vlademir Ricardino e Mayzer Alexandre ou continuar com a equipa base por forma a ganhar entrosamento e quiça alcançar a primeira “chapa 100”.

Os “militares” venceram os três encontros que disputaram, mas ainda não tiveram uma exibição de um candidato ao título.

No encerramento da ronda, às 19h00, o Aspac do Benin recebe o ASB Kauka do RDC. Os beninenses em três partidas averbaram igual número de derrotas e estão “condenados” a disputa das classificativas. Já os congoleses democratas continuam à procura da qualificação.