Africa Basquetebol

17 dezembro 2007

Taça dos Campeões: Níger Potters vence e encosta-se ao Petro

O Níger Potters da Nigéria derrotou hoje no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dunem, no Huambo, o Ferroviário da Beira (Moçambique), por 89-64, em partida da quarta jornada da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol sénior masculino.

Stanley Gumut, com 27 pontos convertidos, liderou a equipa nigeriana, seguido por Faruk Oyadelade, com 16, ao passo que pelos moçambicanos destaque para André Quicimusso (14). Ao intervalo, o Niger vencia já por 44-33.

O Níger sempre esteve à frente do marcador, por isso fez o seu jogo sem se preocupar com o tempo, tendo inclusive rodado todo o plantel. No primeiro quarto, os nigerianos venciam por sete pontos de diferença (24-17), mas fruto de uma maior visão de jogo ampliou o resultado no quarto seguinte (44-33).

O Ferroviário tentou aproximar-se no marcador no terceiro período, diminuindo para 53-40, mas esta fase do encontro durou pouco, pois voltaram a ceder e terminaram em desvantagem de 18 pontos (64-46).

A partir dessa altura, os locomotivas entraram em desespero, lançando precipitadamente à longa distância, numa desconcentração aproveitada pelo adversário para selar o resultado em 24 pontos de diferença.

Assim, o Níger ascende ao segundo lugar do Grupo B, com cinco pontos, menos um que o líder Petro de Luanda, que folga hoje por força do calendário.

Joga-se para o mesmo grupo ABC (Cote d Ivoire) e Stade Malien do Mali.